DF unido contra a dengue: População ativa na luta

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
É possível fazer a denúncia pelo 199. O telefone funciona 24 horas por dia e também atende demandas relacionadas à dengue, como denúncias de locais de criadouro do mosquito Aedes aegypti e dúvidas sobre atendimento a pessoas sintomáticas | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília “O 199 foi criado, inicialmente, para passar informações sobre a dengue, como localização das tendas e as principais recomendações de prevenção. Com o passar do tempo, as pessoas começaram a utilizar o canal para denunciar e, a partir daí, começamos a receber e tratar essas demandas também. Agora, a gente faz o

Participação efetiva dos brasilienses impulsiona medidas do governo contra a doença

 

 

A população do Distrito Federal (DF) tem desempenhado um papel crucial no combate à dengue, não apenas evitando a proliferação do mosquito transmissor, mas também denunciando possíveis focos do Aedes aegypti. O Governo do DF destaca a participação ativa dos brasilienses na formulação de estratégias para reduzir os casos da doença. De 1º de janeiro a 13 de fevereiro deste ano, a Ouvidoria do DF registrou 3.409 demandas relacionadas à dengue, um aumento significativo de 1.247,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

 

A vice-governadora do DF, Celina Leão, atribui o expressivo aumento na participação da população ao trabalho de conscientização realizado pelas equipes de governo. Através das demandas registradas na Ouvidoria, o governo direciona esforços para locais com maior incidência de casos, intensificando a fiscalização nessas áreas.

 

Além das demandas na Ouvidoria, o GDF disponibiliza o telefone 199 desde 18 de janeiro para receber denúncias sobre focos da dengue. Gerenciado pela Subsecretaria de Defesa Civil em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do DF, o canal recebe em média 59 denúncias por dia, totalizando 1.594 denúncias desde seu lançamento.

 

O subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos, destaca que as demandas registradas pela Ouvidoria são tratadas pelos agentes de vigilância, e quando necessário, a equipe se desloca até o local para providências. Quando as denúncias envolvem áreas de responsabilidade da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), são tratadas de maneira emergencial, conforme medida publicada no Diário Oficial do DF em 25 de janeiro.

 

A população pode contribuir fazendo denúncias através de diversos canais, incluindo o ParticipaDF, telefone 162, e 199, que opera 24 horas por dia e aborda não apenas denúncias, mas também dúvidas sobre atendimento a pessoas sintomáticas da dengue.

 

Com informações Agência Brasília

Mais lidas

Sesc+W3 volta à cena cultural de Brasília ...
BRB: o banco que canta parabéns com Brasília
BRB celebra 65 anos de Brasília com cartão...
...