DF Social: Três anos transformando vidas no DF

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
O DF Social é o programa de transferência de renda do GDF que concede o valor de R$ 150 mensais destinado às famílias de baixa renda residentes no Distrito Federal | Foto: Renato Raphael/Sedes

DF Social completa três anos beneficiando 70 mil famílias no Distrito Federal

 

No dia 16 deste mês, o programa DF Social celebrou três anos de existência, consolidando-se como uma importante iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) no combate à pobreza. Atualmente, 70 mil famílias são beneficiadas com um auxílio mensal de R$ 150, distribuído pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF).

Criado pela lei nº 7.008, de 17 de dezembro de 2021, e regulamentado pelo decreto nº 42.872, de 29 de dezembro de 2021, o programa é direcionado a famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda per capita igual ou inferior a meio salário mínimo. A preferência é dada a mulheres responsáveis pelo núcleo familiar.

A seleção é automática e ocorre com base nos dados atualizados mensalmente no CadÚnico, considerando mudanças na renda e composição familiar. A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, ressalta que o ingresso no programa depende também da disponibilidade orçamentária: “Não é possível determinar o prazo para que uma família seja contemplada.”

Como verificar a inclusão no programa

Os cidadãos podem consultar a lista de beneficiários no portal do GDF Social. Basta acessar a seção “Consulta DF Social”, informar CPF e data de nascimento. Caso contemplada, a família receberá orientações sobre a abertura da conta social, etapa obrigatória para o recebimento do benefício.

Além disso, as famílias selecionadas são notificadas via WhatsApp ou contato telefônico pela central 156.

Abertura de conta no BRB

Para acessar o benefício, é necessário abrir uma conta social no Banco de Brasília (BRB), processo gratuito e simples, realizado preferencialmente pelo aplicativo BRB Mobile. Após a abertura, o cartão é confeccionado em até 15 dias, permitindo o uso do crédito digitalmente para Pix, transferências e pagamentos.

Unidades socioassistenciais, como Cras e Creas, estão disponíveis para auxiliar na abertura da conta, caso necessário. O DF Social reforça o compromisso do GDF com a promoção da inclusão social e a garantia de direitos para as famílias em situação de vulnerabilidade. Para mais informações e consulta ao programa, acesse o portal do GDF Social.

 

Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF).

Mais lidas

Restaurant Week celebra 65 anos de Brasíli...
Filmes selecionados para o Fica 2025 serão...
CLDF: “Contra a dengue, a favor da vida”
...