DF realiza 1º Fórum de Trilhas com foco em turismo e sustentabilidade

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Sema

 

Evento reunirá especialistas, gestores públicos, acadêmicos e sociedade civil para debater políticas e ações voltadas às trilhas ecológicas do Distrito Federal

 

 

No dia 26 de junho de 2025, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal (SEMA-DF) realiza o 1º Fórum do Sistema Distrital de Trilhas Ecológicas – Caminhos do Planalto Central, evento inédito que marca um importante passo na consolidação das trilhas ecológicas como instrumentos de conservação ambiental, educação, turismo sustentável e valorização do território.

Para a vice-governadora, Celina Leão, “as trilhas ecológicas representam uma forma inteligente e sensível de aproximar a população da natureza, ao mesmo tempo em que promovem o turismo sustentável, a geração de renda e a educação ambiental. O Governo do Distrito Federal tem compromisso com a preservação e com o uso consciente do nosso território, e eventos como este fórum fortalecem esse compromisso com ações concretas e integradas”, afirmou.

A programação do evento, que ocorre das 8h30 às 18h30, na sede da SEMA, é voltada a servidores públicos, ambientalistas, ciclistas, acadêmicos, guias de ecoturismo, gestores de unidades de conservação e toda a sociedade interessada em discutir o desenvolvimento sustentável do DF por meio da malha de trilhas ecológicas.

“O Fórum simboliza o esforço conjunto por um DF mais sustentável, onde as trilhas não são apenas caminhos, mas ferramentas de conexão entre pessoas, natureza, história e políticas públicas”, destaca o Secretário de Meio Ambiente, Gutemberg Gomes.

Na ocasião, será apresentado o novo Procedimento de Adesão e Registro de Trilhas Ecológicas, documento técnico que orienta a inclusão de trilhas no sistema distrital, promovendo mais segurança, gestão e reconhecimento institucional.

O fórum será dividido em seis mesas temáticas, abordando desde a estruturação e mapeamento das trilhas existentes até ações educativas, inovação tecnológica, turismo de natureza e experiências de sucesso no DF. Instituições como UnB, IFB, CEUB, IBRAM, EMATER-DF e SETUR estarão representadas, junto a projetos como Caminhos da Pedra, Trilha Três Riachos, Caminhos da Flona, Rodas da Paz, entre outros.

Além dos debates, o evento contará com atividades paralelas como exposições da APA do Planalto Central, mostras de empreendedorismo em ecoturismo e painéis interativos do Movimento CPC, promovendo troca de experiências e articulação entre os diversos atores envolvidos. O evento é gratuito e aberto ao público. Para participar, basta comparecer à sede da Secretaria de Meio Ambiente no dia do evento.

Mais lidas

Ibaneis defende Senado forte para conter a...
PP aciona STF contra leis de precatórios n...
Emocionado, Edu Guedes volta à TV
...