O secretário da Casa Civil do Distrito Federal, Gustavo Rocha, ao lado do secretário da Saúde do DF, Osnei Okumoto informou, em entrevista nesta quinta (19), no Palácio do Buriti, que na próxima terça (24) começará a vacinação do público de 17 anos, sem comorbidades, de apenas 17 anos.
Assim que novas remessas de doses chegarem o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), juntamente com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), também de acordo com a análise do número de doses e o público alvo será deliberada qual será próxima faixa etária a ser vacinada.
Rocha destacou que o índice de transmissão, atualmente, está em 0,95%, baixando de 1,05% da semana passada, esperado em decorrência do período de férias e retomada das atividades, como foi antecipado. Esse índice vem caindo ao longo do período julho/agosto.
A lista de triagem está com cinco pessoas e 59 leitos vagos, que corresponde a 63,35% de ocupação dos leitos. Quanto aos leitos suporte ventilatório há 175 vagos, ou seja 41,67%.
Ocupação de leitos
Ele informou que quando é divulgado que há 41,33% de ocupação de leitos de UTI gerais, significa que no Hospital de Campanha do Gama há 44 internados, no Autódromo, 45, e em Ceilândia, 36 pacientes internados.
De 348 leitos disponíveis no InfoSaúde, há 21 vagos e 50 leitos ocupados por pacientes de outras regiões. São 18,38% dos leitos sendo ocupados por pacientes de outros estados. Segundo Okumoto é realizado sempre o acompanhamento de movimentação de pacientes para conhecimento do número de pacientes de outros estados.
Faixa de 18 anos
Rocha lembrou que na segunda governador do DF, Ibaneis Rocha, determinou o início da vacinação de menores de 18 anos, estava-se esperando a remessa de doses. O informativo de doses só chegou nesta quinta (19) e a previsão de recebimento no final de semana será de 46.968 primeiras doses e 18.900 para segundas doses.
Assim, o governador determinou a vacinação na terceira da próxima semana para os jovens de 17 anos, sem comorbidades. Os que têm comorbidades já são vacinados. A partir de terça, jovens com 17 anos poderão buscar os pontos de vacinação para o início da imunização. Somam 48.263 pessoas, sendo 23.794 mulheres e 24.469 homens.
O público de 12 a 18 anos é composto por 317.529 pessoas, sendo 17 anos 48.263 pessoas. “Em razão das vacinas que serão recebidas no DF o governador determinou a vacinação do público de 17 anos sem comorbidade.
Nesta semana, se segunda até esta quarta, foram vacinadas 135.561 pessoas no DF. Desse total, 115.021 com primeira dose e 20.540 com segunda dose. O secretário lembrou que o esperado para segunda dose nesse período era 18.755. A meta foi superada prevista.
Desta quinta até o dia 31 de agosto, o total de pessoas para vacinar é de 160 mil cidadãos com segunda dose. “Hoje iniciou a antecipação da AstraZeneca, quem está com segunda dose marcada até 31 já pode procurar o posto de vacinação.”
Quadro nacional de vacinação
Quanto ao ranking de vacinação, o DF passou da terceira para a segunda colocação. Em primeiro continua São Paulo, por ter o Instituto Butantã e recebido 4 milhões de doses a mais. E o Rio Grande do Sul que além do recebimento de doses para a fronteira, ele também usou a segunda dose como a primeira. “O que não foi feito aqui no DF”, observou Rocha. DF tem a marca de 61,02% da população vacinada, considerando a população como um todo.
Para ele, “hoje mais ainda é segundo lugar com sabor de primeiro”. O Rio Grande do Sul foi ultrapassado na terça desta semana. “O ritmo da vacinação depende das doses disponíveis, havendo doses o ritmo da vacinação avança, que é o caso que está acontecendo.
Rocha esclareceu que foi veiculado a pequena procura no grupo de 30 a 49 anos. O que foi divulgado é que em média de 50% desse público que estaria em busca de vacina.
“Não é isso que está acontecendo. Existem dois índices que são analisados. No boletim da SES-DF, por exemplo de 30 a 34 anos, no informativo aparece o percentual de primeira dose aplicada (50,06%), a interpretação é de que só metade desse público procurou vacinação. Não é verdade. No caso da análise da SES-DF, no último item consta ‘outras categorias de vacinação’ e está lá 458.202 pessoas. Essas não podem ser computadas duas vezes. Então, não entram nesses 50% porque estão nas ‘outras categorias de vacinação’. As quais tem pessoas com comorbidades e profissionais.”
A procura da vacinação só será satisfatória quando se tiver vacinado 100% da população, segundo Rocha.
Delta
Apesar de um número maior de pacientes infectados com a variante Delta, o percentual vem se mantendo estável com relação aos últimos sequenciamentos. Em torno de 70% Gama e 30% Delta.
Faixa de 17 anos
Rocha tem a expectativa que para vacinação do público de 17 anos seja maciça. Conforme a SES-DF na própria teça da próxima semana já ocorra a totalidade da imunização nesse grupo. “Chegando novas doses, continuará a vacinação da faixa etária de acordo com a determinação do governador Ibaneis Rocha”, disse Rocha.
Procura pela vacinação pelos jovens
Na última coletiva, havia vacinados com a primeira dose de 20 a 21 anos, 13,06%, e hoje há 48,04%. No grupo de 22 e 23 anos, havia 16.06% vacinados.
Agora, passou para 52% e assim com todas as demais faixas etárias. “Isso demonstra procura pelas vacinas dessa população e parabenizo a população jovem que demonstra ter conscientização muito grande com relação à importância da vacinação.”
Foto: Acacio Pinheiro / Agência Brasília