População do Distrito Federal é convocada para intensificar combate à dengue
A população do Distrito Federal é chamada a reforçar os esforços para reduzir os índices de dengue na região. Medidas simples, como manutenção de áreas arejadas, sacudir cortinas e inspecionar locais propícios ao acúmulo de água – incluindo o degelo de geladeiras e recipientes de bebedouros – são fundamentais.
Para fortalecer as ações preventivas, o governador Ibaneis Rocha anunciou nesta sexta-feira (29) a nomeação de 400 agentes de vigilância ambiental em Saúde (Avas) e 400 agentes comunitários de saúde (ACSs). Esses novos profissionais estarão aptos a realizar visitas domiciliares e comunitárias, além de atuar na atenção básica de saúde.
Durante cerimônia no auditório do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Ibaneis Rocha enfatizou a importância do trabalho desses servidores para o bem-estar da população. “Estamos aqui nomeando vocês para essa missão, que é cuidar das pessoas. Nessa profissão, vocês estarão em contato direto com a população, visitando casas, famílias e empresas, sempre com o coração aberto para ajudar”, destacou.
Desde 2019, mais de 7 mil profissionais foram contratados pela Secretaria de Saúde do DF (SES-DF). Apesar disso, o governador reconheceu que ainda existem desafios a serem superados. “A saúde é uma área que exige muitos investimentos e os recursos são limitados. Continuamos trabalhando diariamente para melhorar”, completou Ibaneis.
A vice-governadora Celina Leão também reforçou o compromisso do GDF com a saúde. “A nomeação dos agentes é um reforço crucial, especialmente com a chegada do período de chuvas. Neste governo, não poupamos esforços para oferecer melhorias constantes à nossa população”, afirmou.

Segundo a secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, a expectativa é de que os Avas e os ACSs sejam distribuídos nas regiões de atuação conforme a demanda de cada área. “Estamos tendo bastante cuidado, bastante zelo em fazer toda essa distribuição desses agentes para que eles estejam nas regiões de saúde onde havia menos profissionais e, também, onde há uma maior demanda. Hoje, as regiões Oeste, Sudoeste e Norte registram as maiores demandas de campo”. Foto: Renato Alves / Agência Brasília
De acordo com a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, os novos agentes serão alocados conforme as necessidades de cada região administrativa. “Estamos distribuindo os profissionais de maneira estratégica para atender áreas com maior demanda, como as regiões Oeste, Sudoeste e Norte”, explicou a gestora. Com ações conjuntas entre governo e população, o combate à dengue pode se tornar ainda mais eficiente, garantindo a segurança e a saúde de todos no Distrito Federal.

Checklist de 10 minutos para vistoria de imóvel contra o mosquito da dengue:
- retire galhos e folhas das calhas
- guarde garrafas com a boca viradas para baixo
- faça a manutenção de piscinas
- guarde pneus em locais cobertos
- mantenha lajes sempre limpas
- tampe tonéis e caixas d’água
- preencha pratinhos de plantas com areia e lave-os uma vez por semana
- mantenha os ralos sempre limpos e com telas de proteção
- estique bem as lonas de proteção para evitar acúmulo de água
- feche bem os sacos de lixo e coloque-os longe do alcance de animais
- limpe bandejas de geladeiras e ares-condicionados
- cheque se há acúmulo de água em outros objetos
Os principais sintomas da dengue são:
- Febre alta – acima de 38°C
- Dor no corpo e nas articulações
- Dor atrás dos olhos
- Mal-estar
- Falta de apetite
- Dor de cabeça
- Manchas vermelhas pelo corpo
Com informações Agência Brasília