DF em alerta: Chuvas intensas demandam ações imediatas

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Governadora em exercício Celina Leão decreta estado de alerta nesta quarta-feira (3) e coloca os órgãos do DF em prontidão 24 horas. Governo faz mapeamento das áreas mais afetadas e inicia atendimento social dos atingidos. Foto: Renato Alves / Agência Brasília

 

Governadora Celina Leão mobiliza recursos para proteger comunidades em meio a fortes chuvas no DF

 

 

A governadora em exercício, Celina Leão, decretou estado de alerta no Distrito Federal nesta quarta-feira (3) em resposta às intensas chuvas que assolaram a região nos últimos dias. A medida, válida até o mês de março, mobiliza todos os órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) para atendimento às comunidades em situação de risco.

 

As chuvas registradas entre terça (2) e quarta-feira (3) levaram Celina Leão a tomar essa decisão, colocando em prontidão todos os órgãos do governo voltados para prevenção e assistência à população. O objetivo é agir 24 horas por dia para minimizar os transtornos decorrentes das tempestades. Em uma reunião com órgãos e administrações regionais, a governadora em exercício anunciou medidas preventivas e estratégias de enfrentamento nas áreas mais afetadas pelos temporais.

 

O Decreto nº 45.382 visa agilizar as respostas do governo em casos de fortes chuvas e outras ocorrências. O DF foi dividido em 15 grupos multidisciplinares, responsáveis por organizar e enviar equipes para locais afetados, garantindo mobilização de profissionais, veículos, equipamentos, maquinários e insumos necessários para atendimento a qualquer hora, sete dias por semana.

 

Celina Leão destacou a atuação dos grupos de trabalho desde o início das chuvas, enfatizando a criação de um grupo para mapear áreas afetadas e emitir alertas diários. A governadora em exercício ressaltou a importância de reparos permanentes, especialmente em regiões em obras, como o Sol Nascente.

 

Até o momento, 15 regiões administrativas foram afetadas pelas chuvas, com destaque para Vila Cauhy, Núcleo Bandeirante, e áreas da Candangolândia. Celina Leão visitou a Vila Cauhy, determinando ações para segurança e acolhimento das famílias, incluindo a criação de um abrigo e a integração delas aos programas sociais do GDF.

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) está organizando um espaço de acolhimento no Ginásio do Núcleo Bandeirante para aproximadamente 200 famílias. O local oferecerá colchões, lençóis, instalações sanitárias e alimentação. Uma base para atendimento imediato também foi montada na entrada da Vila Cauhy, reunindo equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Administração Regional e outras pastas do governo.

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para chuvas intensas em todo o DF, indicando riscos como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O governo está atento, adotando medidas cruciais para proteger a população durante esse período crítico.

 

Com informações Agência Brasília

Mais lidas

Casa de Chá renasce como joia do coração d...
Programação especial celebra aniversário d...
Drenar DF: a obra que fez Brasília respira...
...