DF conquista o mundo: empresas locais em 28 países

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
“É uma determinação do Governo Ibaneis Rocha dar todo suporte ao setor produtivo do Distrito Federal”, disse o secretário de Relações Internacionais, Paco Britto | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Apoio do GDF e Apex Brasil impulsiona empresas do DF rumo ao mercado internacional

 

O que começou em uma garagem no Distrito Federal hoje se expande para 28 países. Há nove anos, o empresário Igor Ramon, fundador da Kamaleão Color, iniciou uma jornada ousada que transformou sua loja de coloração capilar em uma referência global. “Hoje temos mais de 10 mil metros de indústria e cinco fábricas. Brasília pode ser vista como uma cidade política, mas também é um celeiro de talentos e negócios. Estamos realizando o sonho de colorir o mundo”, declarou Igor.

Essa trajetória foi impulsionada por iniciativas como o evento DF para o Mundo, organizado pelo GDF em parceria com a Apex Brasil. A iniciativa oferece capacitação e soluções de apoio à exportação para empresas da capital, conectando-as ao mercado internacional. No seminário, mais de 50 embaixadores estrangeiros tiveram a oportunidade de conhecer empreendimentos do DF.

“É determinação do Governo Ibaneis Rocha dar todo suporte ao setor produtivo. Brasília tem comércio pujante e uma agricultura forte, além de ser o centro do poder”, afirmou Paco Britto, secretário de Relações Internacionais.

Além de identificar empresas com capacidade exportadora, o evento visa criar um catálogo de produtos para negociação com países que têm embaixadas em Brasília. O secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Renda, Thales Mendes, destacou que o governo oferece incentivos como a redução do ICMS e facilidades na importação de máquinas e equipamentos para atrair investimentos.

“Queremos capacitar empresas e aumentar o número de exportadores no DF”, enfatizou Ana Paula Repezza, diretora de negócios da Apex Brasil.

O Distrito Federal já apresenta uma cultura empreendedora crescente, com destaque nas exportações de carne de aves e soja, que somaram 75% das exportações em 2023. No entanto, a ideia é estimular outros setores, como design, moda, economia criativa, joias e alimentos processados.

Parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) que, por meio do evento DF para o mundo, oferece para as empresas da capital soluções de apoio à exportação para se prepararem para a entrada no mercado internacional. Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Segundo José Humberto Pires de Araújo, secretário de Governo, a missão de fortalecer o comércio exterior é essencial para o desenvolvimento econômico local. “A iniciativa do DF para o Mundo é uma oportunidade para os empreendedores mostrarem seus produtos internacionalmente. Estamos comprometidos em apoiar esse processo”, ressaltou.

Com essas ações, Brasília se consolida não apenas como um centro político, mas também como uma cidade de oportunidades econômicas e exportadoras.

Mais lidas

A PÁSCOA E O SENTIDO DA RESSURREIÇÃO
Casa de Chá renasce como joia do coração d...
Programação especial celebra aniversário d...
...