Acordo prevê integração de dados e ações conjuntas para prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti
A Secretaria de Meio Ambiente (Sema/DF) e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) deram início às reuniões técnicas para a assinatura de um acordo de cooperação técnica, nesta quinta-feira (26), que visa unir esforços no aprimorameno da governança de dados geoespaciais de e inteligência espacial para o combate à dengue na capital. O objetivo é utilizar o Sistema Distrital de Informações Ambientais (Sisdia) como plataforma para a prevenção e combate à dengue. Ações como mapear e monitorar áreas de risco, coletar dados com aplicativos móveis para vistorias e fiscalização, gestão de equipes em campo, dentre outras, foram colocadas na mesa como ferramentas de grande valor para a gestão da saúde pública
A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Saúde e contou com a participação do secretário de Meio Ambiente, Gutemberg Gomes, da secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, e das equipes técnicas das duas pastas.
De acordo com o secretário Gutemberg Gomes, o SISDIA, sistema desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, apoiará ações da Secretaria de Saúde no combate à dengue. “Essa parceria vai nos permitir unir informações ambientais com dados epidemiológicos, otimizando as estratégias de prevenção e controle do mosquito transmissor”, afirmou.
Para a secretária Lucilene Florêncio , a integração de dados e ações entre as duas secretarias é essencial para uma abordagem mais eficaz. “Ao aliar o conhecimento geográfico e ambiental da Secretaria de Meio Ambiente com as informações epidemiológicas da Saúde, podemos atuar de forma mais precisa, efetiva e célere no combate à dengue”, destacou.
As equipes técnicas das duas pastas iniciarão imediatamente os trabalhos de integração de sistemas e planejamento das ações conjuntas, que devem ser implementadas ainda neste ano.
Por Rayssa Rios
Edição Flavio Leite