DF adota pagamento digital em mais 111 linhas de ônibus

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

DF avança para sistema de pagamento digital com integração de mais 111 linhas de ônibus

 

 

Nesta quinta-feira (12), 111 novas linhas de ônibus no DF começaram a operar exclusivamente com pagamento digital, elevando o total de linhas que não aceitam dinheiro em espécie para 262. As linhas envolvidas na última etapa de integração incluem 29 da Piracicabana, 17 da Pioneira, 24 da Urbi, 16 da Marechal, 23 da BsBus e duas da TCB. Esta medida faz parte do esforço contínuo para modernizar o sistema de transporte público e oferecer maior praticidade aos usuários.

O sistema de pagamento eletrônico foi gradualmente implantado, começando com 52 linhas em 1º de julho e mais 99 em 15 de agosto. Com a adição das novas linhas, 28% das 933 linhas de ônibus do DF estão agora operando exclusivamente com pagamento digital. Desde o início do processo, as emissões do Cartão Mobilidade aumentaram em 8,6%, com 588 mil unidades registradas até o dia 9 de setembro.

Zeno Gonçalves, titular da Secretaria de Transporte e Mobilidade, explicou que a escolha das linhas para a transição ao pagamento digital é baseada em uma análise criteriosa do comportamento dos usuários e do volume de pagamentos em espécie. “Estamos monitorando o sistema e, conforme observamos uma redução no pagamento em dinheiro, inserimos essas linhas no sistema 100% eletrônico. Nossa meta é que, até o final do ano, todas as linhas de ônibus estejam operando apenas com pagamento digital”, afirmou Gonçalves.

Para os passageiros que preferem não utilizar o cartão, o bilhete avulso, disponível desde 15 de agosto, pode ser adquirido em diversos pontos de recarga, como a Rodoviária do Plano Piloto, estações do BRT e rodoviárias de várias regiões do DF. Nos primeiros 20 dias de sua implementação, foram vendidos 1.190 bilhetes impressos.

Os bilhetes avulsos e recargas do Cartão Mobilidade estão disponíveis também em 59 conveniências do BRB, três correspondentes bancários e 46 equipes de atendimento volante em terminais e pontos de grande circulação de passageiros. Para mais informações sobre os locais de venda e recarga, consulte o link fornecido pela Secretaria de Transporte e Mobilidade.

Mais lidas

Ex-presidente Jair Bolsonaro será ouvido p...
Governo bloqueia R$ 31,3 bilhões do Orçame...
Agronegócio impulsiona PIB no 1º trimestre...
...