Fiéis se reúnem em oração pela saúde do Papa Francisco
Por Simone Salles
“Permaneçamos em oração com Maria, Mãe da Igreja, pela saúde do Papa Francisco.” Com essas palavras, o cardeal Robert Francis Prevost, prefeito do Dicastério para os Bispos, deu início ao oitavo Terço pelo Pontífice, nesta segunda-feira (3). Ele conduziu a oração, iniciando a primeira parte do Pai-Nosso, completada em coro pelos fiéis, seguido de dezenas de Ave-Marias.
A Praça São Pedro reuniu, às 21h, uma multidão de devotos que, apesar do frio, mantêm o compromisso diário de intercessão. Entre os presentes, idosos e crianças protegidas com toucas e cachecóis, sacerdotes, religiosas e voluntários do Jubileu de diversas nacionalidades rezavam em várias línguas, inclusive um grupo de brasileiros.
Os jovens brasilienses Anna e Pedro participaram do rosário noturno no Vaticano. Eles vieram a Roma para a audiência geral agendada com o Santo Padre com o intuito de receber a benção especial dos recém casados. Devido à internação, o evento foi adiado.
O boletim médico da Santa Sé informou que o Papa Francisco apresentou dois episódios de insuficiência respiratória aguda, provocados pelo acúmulo de muco endobrônquico, resultando em broncoespasmo. Para tratar a condição, foram realizadas duas broncoscopias com aspiração de secreções. Durante a tarde, o Papa voltou a necessitar de ventilação mecânica não invasiva, mas permaneceu vigilante, orientado e colaborativo. O prognóstico segue reservado.
Desde o dia 14 de fevereiro, o Santo Padre está internado no Hospital Gemelli, em Roma, após um agravamento de seu quadro de bronquite. Esse foi o mais longo período em seu papado. Fiéis de todo o mundo continuam em oração por sua recuperação.