Equipamento viabiliza fiscalização da Lei Seca no município e representa avanço na segurança viária e na prevenção de acidentes
A segurança no trânsito ganhou um importante reforço em Santa Helena de Goiás. Nesta quarta-feira (9/07), o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) entregou oficialmente à prefeitura do município um kit de etilômetro, ferramenta essencial para a aplicação da Lei Seca e o combate à perigosa combinação de álcool e direção.
Durante a cerimônia, o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, destacou o compromisso do órgão com a vida e a prevenção de acidentes.
“Combater a mistura de álcool e direção é uma prioridade do Detran. Cada vida salva no trânsito representa uma vitória da prevenção e da responsabilidade”, afirmou.
O novo equipamento representa um marco para Santa Helena, que, pela primeira vez, contará com um etilômetro próprio para fiscalização da alcoolemia, conforme ressaltou o secretário da Guarda Municipal e de Trânsito, coronel Bonfim:
“É de grande importância para a gente tentar evitar o que ocorreu no último ano, quando foram registrados mais de cinco mil acidentes na região de Santa Helena”.
Inicialmente, as ações serão educativas, com blitzes voltadas à conscientização dos motoristas sobre os riscos do álcool ao volante. Em seguida, a fiscalização será intensificada com a aplicação das penalidades previstas em lei. Dirigir sob influência de álcool pode resultar em multa de R$ 2.934,70, suspensão da CNH por 12 meses e até responsabilização criminal em casos mais graves.
O vice-prefeito Ricardo Mota também informou que a cidade está sendo beneficiada com melhorias na infraestrutura de trânsito, por meio do programa Sinaliza Goiás.
“Equipes estão em Santa Helena realizando a implantação de sinalização horizontal, o que vai reforçar ainda mais a segurança nas vias”, pontuou.
A solenidade contou com a presença do gerente de fiscalização e aplicação de penalidades do Detran-GO, coronel Júnior, além do representante da Guarda Municipal de Santa Helena, GCM Da Cruz.
A entrega do etilômetro simboliza mais do que um reforço técnico: representa o fortalecimento da parceria entre o governo estadual e os municípios em prol de um trânsito mais seguro, responsável e humano.