Detran-DF celebra avanço na consciência sobre beber e dirigir

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Detran-DF registra redução de 21% nos flagrantes por dirigir alcoolizado e intensifica suspensão de CNH para infratores

 

 

 

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) observa uma crescente consciência da população em relação ao perigo de beber e dirigir. Frequentadores de bares e baladas estão utilizando cada vez mais alternativas de transporte, resultando em uma significativa redução no número de flagrantes por dirigir sob influência de álcool. Em 2024, foram autuados 20.812 condutores por esse motivo, uma queda de 21% em relação aos 26.422 flagrantes registrados em 2023. Esses dados abrangem autuações realizadas por todos os órgãos de fiscalização de trânsito no Distrito Federal.

“É muito bom que a população esteja mais consciente da gravidade que é beber e dirigir, mas infelizmente o número de flagrantes continua alto. O tema tem sido bastante explorado nas nossas campanhas educativas, estamos trabalhando de forma integrada com outros órgãos de fiscalização de trânsito para coibir essa prática tão perigosa e suspendendo a CNH dos infratores, a fim de retirar das ruas os maus condutores e reduzir a sensação de impunidade. As ações do órgão podem não ser simpáticas, mas são necessárias à segurança. Estamos salvando vidas!”, enfatiza o diretor-geral, Takane Kiyotsuka.

Suspensão do direito de dirigir

Além das iniciativas de educação e fiscalização, o Detran-DF tem intensificado os processos de suspensão do direito de dirigir para aqueles que infringem a legislação, buscando prevenir acidentes. Em 2024, 7.954 condutores tiveram a habilitação suspensa por violações previstas nos artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro, um aumento de 207% em comparação aos 2.592 casos registrados em 2023.

Esse aumento é atribuido à implantação do sistema Sober, uma solução tecnológica abrangente que facilita a identificação de condutores sujeitos à suspensão do direito de dirigir. O sistema cobre tanto infrações que já preveem a suspensão automática quanto casos em que se atinge o limite de pontuação estabelecido pela legislação. Além disso, o Sober agiliza a criação, notificação e gestão de prazos dos processos de suspensão, otimizando o trabalho da Gerência de Registro e Controle de Penalidades (Gerpen).

O Detran-DF segue comprometido em promover um trânsito mais seguro, salvando vidas e consolidando uma cultura de responsabilidade nas vias do Distrito Federal.

Mais lidas

A PÁSCOA E O SENTIDO DA RESSURREIÇÃO
Casa de Chá renasce como joia do coração d...
Programação especial celebra aniversário d...
...