O cidadão pode escolher entre ir a um posto de atendimento para realizar a prova de vida ou usar o aplicativo de seu celular.
Por Larissa Azevedo
Na última sexta-feira (02/10), o Departamento Nacional de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) disponibilizou mais uma funcionalidade em seu aplicativo. A partir de agora, o cidadão não precisa mais ir até uma das unidades do órgão para realizar a prova de vida – a opção já está incluída no app. Por ser tão segura quanto o processo tradicional, a operação online chega para simplificar a vida do usuário, que pode baixar o aplicativo em seu próprio celular.
Subtítulo: Objetivo
O novo modelo de atendimento objetiva facilitar e dar agilidade aos serviços oferecidos pelo Detran-DF.
Subtítulo: Como usar
Para ter acesso aos serviços do aplicativo, o cidadão deve:
– Informar o CPF;
– Utilizar a câmera do celular para registrar fotos do rosto.
Em 48h, serão enviadas, ao e-mail cadastrado, as orientações para dar prosseguimento ao cadastro e acessar os serviços do Detran Digital (aplicativo e site).
“Por enquanto, todas as informações e registros fotográficos estão sendo checados por uma equipe de técnica, mas, até o final do ano, todo este processo será feito por meio de inteligência artificial. A ideia é modernizar o atendimento ao público com recursos tecnológicos avançados, no menor espaço de tempo possível.”
Diretor do Detran-DF, Zélio Maia
De acordo com o diretor de tecnologia do Departamento, Fábio Souza, agora o cidadão poderá escolher de que forma deseja realizar a prova de vida – na agência ou virtualmente.
*Estagiária com supervisão de Simone Salles