Vendas no varejo do DF avançam e serviços recuam em novembro de 2025, segundo IBGE

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Foto: Divulgação
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

Em novembro de 2025, o volume de vendas do comércio varejista no Distrito Federal cresceu 0,5% frente a outubro, na série livre de influências sazonais. Na comparação com novembro de 2024, o avanço foi de 5,7%. No acumulado do ano, entre janeiro e novembro, o crescimento chegou a 4,0%, enquanto nos últimos doze meses, até novembro, ficou em 4,1%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE, divulgados nesta quinta-feira (15).

No cenário nacional, o comércio varejista registrou crescimento mensal de 1,0%. Em relação a novembro de 2024, a alta foi de 1,3%, com expansão de 1,5% tanto no acumulado do ano quanto no acumulado dos últimos doze meses.

No recorte mensal, 23 das 27 unidades da Federação apresentaram resultados positivos, com destaque para Rondônia, Roraima e Espírito Santo. Entre os estados com retração nas vendas aparecem Tocantins, Goiás e Rio de Janeiro. O Distrito Federal ocupa a 21ª posição no ranking de desempenho entre as unidades federadas em novembro.

Frente a novembro de 2024, a variação nas vendas no comércio varejista distrital, o indicador interanual ao apresentar variação de 5,7%, posiciona o DF no 4º melhor desempenho entre as unidades federadas com 6 das oito atividades apresentam crescimento: outros artigos de uso pessoal e doméstico (29,5%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (16,8%); móveis e eletrodomésticos (14,4); livros, jornais, revistas e papelaria (13,8%); equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (7,9%); hipermercado, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,9%). Já combustíveis e lubrificantes (-5,8%) e tecidos, vestuário e calçados (-6,7%) tiveram retração.

Ao considerar o comércio varejista ampliado, que inclui veículos, partes e peças, material de construção e comércio atacadista especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, o crescimento mensal em novembro foi de 1,9%, com ajuste sazonal. Na comparação interanual, o avanço foi de 3,7%. No acumulado do ano, o crescimento é de 0,5% e, nos últimos doze meses, de 0,8%.

Apesar do desempenho positivo em novembro, o volume de vendas do comércio varejista acumulado nos últimos doze meses até novembro de 2025 está 1,7 ponto percentual abaixo do registrado no mesmo período de 2024, sinalizando a possibilidade de o ano encerrar com volume de vendas até 2,0% inferior ao do ano anterior.

“Isto posto, podemos inferir que, apesar da expressiva melhora no emprego, na renda e na robustez do setor público distrital, as altas taxas de juros impactaram fortemente o consumo, quando a população optou pela quitação de dívidas e por evitar a inadimplência, que registra índice elevado nos últimos meses”, analisa o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.

Serviços

No Distrito Federal, o volume de serviços apresentou retração de 3,4% em novembro de 2025 na comparação com o mês anterior. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE. Apesar da queda mensal, o desempenho segue positivo no horizonte mais amplo: frente a novembro de 2024, o setor registrou crescimento de 5,1%, acumulando alta de 7,6% no ano até novembro e de 7,9% nos últimos doze meses.

No cenário nacional, o volume de serviços também apresentou leve variação negativa em novembro de 2025, com recuo de 0,1% em relação ao mês anterior, indicando um arrefecimento pontual da atividade no país.

No recorte do turismo, a atividade no Distrito Federal registrou retração mensal de 5,0% em novembro. Ainda assim, o setor acumula crescimento de 4,7% no ano, resultado que posiciona o DF na nona colocação entre as 17 unidades da Federação pesquisadas, evidenciando um desempenho relativamente favorável no comparativo nacional.

Mais lidas

CLDF anuncia novo concurso de fotografia “...
Senac Geração Pro lança pacote “Loiro dos ...
Sesc-DF abre seleção para entidades no Pro...
...