Senadora pede suspensão de cancelamentos de planos de saúde

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Foto: Divulgação
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

Oposição da ANS a ato normativo que oficialize suspensão de cancelamentos de planos por 90 dias

 

Apesar do acordo anunciado, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) pede à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que formalize a suspensão dos cancelamentos de planos de saúde por 90 dias. A medida visa apurar irregularidades e garantir continuidade de tratamentos em curso.

 

Damares Alves destaca que a suspensão dos cancelamentos permitiria a continuidade da cobertura de tratamentos, especialmente para grupos vulneráveis como idosos, pessoas com deficiência, portadores de doenças raras e gestantes. Ela também expressa preocupação com o possível reajuste de preços que poderia inviabilizar o custeio dos planos.

 

O cancelamento unilateral de planos de saúde é uma prática permitida pela ANS para contratos coletivos, porém, tem sido alvo de contestação judicial e críticas de órgãos de defesa do consumidor e parlamentares, especialmente quando afeta pacientes em tratamento contínuo.

 

Este ano, a ANS recebeu 5,8 mil queixas sobre rescisões unilaterais de contratos, principalmente de pacientes que necessitam de tratamento contínuo, como aqueles com transtorno do espectro autista (TEA) ou doenças crônicas.

Mais lidas

Ferrari, réplica de F1 e rombo no INSS: pr...
Celina Leão anuncia diálogo aberto com ido...
Caiado vai premiar alunos do Enem com até ...
...