SEEDF é reconhecida pela Adasa por incentivar educação ambiental e uso consciente da água no Distrito Federal
A regulação dos recursos hídricos e o uso consciente da água são pilares fundamentais para a preservação do meio ambiente e a garantia do acesso à água. Nesse contexto, na última sexta-feira (12), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa) premiou a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) na categoria Instituição, durante evento que celebrou os 21 anos da Adasa e os 20 anos da Associação dos Servidores e Colaboradores da Adasa (Ascadasa).
A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, representou a pasta e recebeu o prêmio, destacando a importância da Adasa na preservação do patrimônio hídrico brasiliense e o papel da educação na construção de um futuro sustentável.
“A Secretaria está muito honrada por este prêmio. Nosso papel é educar as crianças para o uso consciente da água, a preservação e a sustentabilidade. Ao aprenderem sobre esses valores, os estudantes levam esse conhecimento para suas casas, transformando seus lares e tornando-se verdadeiros protetores das águas no Distrito Federal. Esse reconhecimento será estendido a todos os servidores da Secretaria, que contribuem diariamente para formar cidadãos comprometidos com o futuro”, ressaltou a secretária.
Com uma parceria consolidada de 15 anos, a SEEDF é coprotagonista no legado do programa Adasa na Escola, que já alcançou mais de 770 escolas e 354 mil estudantes, incentivando práticas sustentáveis e a cidadania ambiental. A criação de guias pedagógicos, cursos de capacitação e articulação com outras iniciativas voltadas à sustentabilidade reforçam seu papel estratégico na educação ambiental.
Reconhecimento pelo impacto social

O prêmio da Adasa à SEEDF evidencia o papel das escolas na formação de cidadãos conscientes. Ao promover a educação ambiental como eixo central da formação integral dos estudantes da rede pública, o Distrito Federal planta sementes de cuidado que contribuirão para a preservação do patrimônio hídrico para as próximas gerações.
O presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, destacou o protagonismo das crianças: “Quem é o grande transformador da sociedade? A criança. É ela que leva os saberes aprendidos na escola para dentro de casa, conscientizando a família sobre o uso adequado da água.”
Estiveram presentes ainda a vice-governadora do DF, Celina Leão, que representou o governador Ibaneis Rocha como governadora em exercício, e recebeu o prêmio personalidade, símbolo do reconhecimento das ações do GDF pelo uso responsável dos recursos hídricos da capital.
Com informações da Secretaria de Educação do DF