Arrecadação cresce 10,56% em relação a 2024, impulsionada por atividade econômica, inflação e mudanças na tributação
São Paulo, 29 de dezembro de 2025 – O Impostômetro, painel instalado na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), no Centro Histórico da capital paulista, atingirá pela primeira vez a marca de R$ 3,98 trilhões na quarta-feira (31), último dia de 2025. O valor corresponde ao total arrecadado em impostos, taxas e contribuições pelos governos federal, estaduais e municipais desde o início do ano, incluindo multas, juros e correção monetária.
Em relação ao mesmo período de 2024, quando o painel registrou cerca de R$ 3,6 trilhões, houve um crescimento de 10,56%. Segundo o economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, o avanço é resultado de uma combinação de fatores que ampliaram a arrecadação tributária ao longo do ano. “Entre eles, destaca-se o aquecimento da atividade econômica”, afirma.
A inflação também teve impacto relevante, observa o economista, já que grande parte do sistema tributário brasileiro está baseada em impostos sobre consumo, que incidem diretamente sobre os preços de bens e serviços. “Quando os preços sobem, a base de cálculo também aumenta, elevando naturalmente a arrecadação”, acrescenta.
Ruiz de Gamboa destaca ainda outros elementos que contribuíram para o desempenho: a tributação de fundos exclusivos e offshores; mudanças na tributação de incentivos fiscais estaduais; retomada de tributos sobre combustíveis; taxação das apostas eletrônicas (bets); cobrança sobre encomendas internacionais de baixo valor; reonerização gradual da folha de pagamentos; fim de benefícios do PERSE (voltado ao setor de eventos); elevação de alíquotas do ICMS em diversos estados; e aumento do IOF.
Segundo a ACSP, o conjunto dessas medidas, aliado ao cenário de maior dinamismo econômico e ao efeito da inflação, resultou em uma arrecadação mais robusta e abrangente ao longo de 2025, refletida no salto registrado pelo Impostômetro.
O painel físico do Impostômetro está localizado na Rua Boa Vista, 51, no Centro Histórico de São Paulo, próximo ao edifício-sede da ACSP. Os dados também podem ser acompanhados em tempo real por meio da plataforma digital do projeto, que detalha a arrecadação nas esferas federal, estadual e municipal, além de permitir consultas segmentadas por estados, municípios e tipos de tributos.
Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 131 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços.
Ir para o conteúdo






