Treze hospitais da Rede Ebserh possuem essa credencial
O Ministério da Saúde renovou o selo de qualidade “Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC)” do Hospital Universitário de Brasília, da Universidade de Brasília (HUB-UnB), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em visita do ministro Alexandre Padilha, nesta sexta-feira (24), à Unidade da Criança e do Adolescente (UCA).
Durante a solenidade, a superintendente do HUB-UnB, Fátima Sousa, destacou a importância do trabalho realizado na UCA, tanto no acolhimento quanto no tratamento de crianças e mães. “Sabemos da importância não só do aleitamento materno, mas do cuidado com cada criança que aqui nasce, com cada mulher que vem nos buscar. Nós estamos aqui prontamente para atender com esse corpo clínico humanizado, acolhedor e competente”, afirmou.
Já a reitora da UnB, Rozana Naves, ressaltou que cuidar das crianças e adolescentes significa cuidar do futuro do país. “E esse cuidado, com a excelência que o Hospital da Universidade de Brasília traz e com a possibilidade da interlocução com o ensino, a pesquisa e a extensão, que leva a um atendimento de ponta, com o que há de mais avançado no desenvolvimento científico, é o que queremos deixar como legado”, finalizou.
“Escolhemos estar no HUB pela importância desse hospital para o Sistema Único de Saúde (SUS). Aqui, de fato, é um Hospital Amigo da Criança”, afirmou Padilha, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela instituição, em especial, pela Unidade da Criança e do Adolescente.
O ministro também explicou que o selo IHAC, concedido pelo Ministério da Saúde, reconhece instituições que seguem os 10 passos para o aleitamento materno, estabelecidos pelo Fundo de Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), além de ofertarem uma assistência integrada relacionada ao parto, cumprindo-os com um olhar “centrado na criança, na preocupação já no nascimento, no alojamento conjunto, nos indicadores de redução de mortalidade”, conforme pontuou.

O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, por sua vez, declarou que, junto à assistência às mães e aos bebês, a Rede também está comprometida com a formação de profissionais da saúde para este cuidado humanizado. “Ser um Hospital Amigo da Criança significa formar profissionais de saúde que entenderão a importância dos 10 passos, do aleitamento materno exclusivo, do apoio às mães, da transição do cuidado. Esses Hospitais cumprem um papel fundamental que muda as taxas de mortalidade e produzem, de fato, uma infância saudável”, concluiu.
Referência na atenção materno-infantil, o HUB já é habilitado como IHAC desde 1999. Atualmente, 335 hospitais possuem o certificado em todo o país e treze deles são gerenciados pela Ebserh.
Rede Ebserh
O HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Ir para o conteúdo






