Damares pede convocação de dirigentes do Banco Master na CPMI do INSS

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Foto: Divulgação
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

Senadora quer ouvir liderança do Banco Master e solicita sigilos de Daniel Vorcaro na CPMI das fraudes do INSS

 

 

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) protocolou, nesta segunda-feira (1º), seis requerimentos solicitando a convocação de dirigentes do Banco Master para depor na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura fraudes em benefícios do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Os pedidos incluem também a quebra de sigilos bancário e telemático do CEO da instituição, Daniel Vorcaro.

A parlamentar quer esclarecer suspeitas de irregularidades em contratos de crédito consignado firmados com aposentados e pensionistas, que podem ter sido realizados sem a autorização dos beneficiários. O Banco Master mantém Acordo de Cooperação Técnica com o INSS para oferta desse tipo de operação, o que intensifica a necessidade de apuração.

Entre os nomes requeridos para depoimento estão:

  • Daniel Vorcaro, CEO do Banco Master;

  • Ângelo Antônio Ribeiro da Silva, diretor da instituição;

  • Augusto Ferreira Lima, ex-CEO e sócio do Banco Master S.A. e atual controlador do Banco Pleno;

  • Luiz Antônio Bull, diretor de Riscos, Compliance, RH, Operações e Tecnologia.

Segundo Damares, o Banco Master aparece de forma recorrente entre as instituições com maior número de queixas registradas na plataforma Consumidor.gov.br.
“As reclamações concentram-se especialmente em crédito consignado, cartão de crédito consignado e na Reserva de Margem Consignável (RMC), revelando um padrão de problemas que afeta diretamente consumidores e beneficiários do INSS”, afirmou.

Ao justificar o pedido de quebra de sigilos de Vorcaro, a senadora argumenta que a medida é necessária para investigar possíveis práticas de lavagem de dinheiro, organização criminosa e corrupção, além de outros ilícitos que possam ter ligação com as suspeitas levantadas pela CPMI.

Os requerimentos aguardam apreciação pelos membros da Comissão.

Mais lidas

Damares pede convocação de dirigentes do B...
Presidente sanciona reforço na segurança d...
Flamengo encara maratona decisiva após tít...
...