CCJ aprova PEC que limita decisões monocráticas do STF

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Foto: Agência Câmara
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

Proposta proíbe decisões individuais que suspendem leis e estabelece prazos para julgamento de inconstitucionalidade

 

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, na tarde desta quarta-feira (09), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita as decisões individuais, conhecidas como monocráticas, dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A votação ocorreu após o encerramento da discussão da proposta, com 39 votos a favor, 18 contra e nenhuma abstenção.

A PEC 8/21 estabelece várias diretrizes, incluindo:

  • Proibição de decisões individuais: O texto proíbe que ministros do STF suspendam a eficácia de leis ou atos dos presidentes do Executivo e do Legislativo (Câmara e Senado) por meio de decisões individuais.
  • Exceções para casos urgentes: As decisões individuais só serão permitidas para a suspensão de leis durante o recesso do Judiciário, e apenas em situações de grave urgência ou risco de dano irreparável. Nesses casos, o prazo para o julgamento colegiado deve ocorrer em até 30 dias após o término do recesso.
  • Prazo para julgamento de inconstitucionalidade: A PEC também determina um prazo de seis meses para o julgamento de ações que solicitem a declaração de inconstitucionalidade de leis, após a concessão de medida cautelar. Após esse prazo, essas ações terão prioridade na pauta do STF.

A aprovação da PEC é uma medida que visa garantir maior controle sobre as decisões do STF, buscando um equilíbrio entre os poderes da República e a celeridade na análise de questões constitucionais.

 

Com informações Agência Câmara

Mais lidas

Senac abre vagas para instrutores em áreas...
Ibaneis Rocha sanciona nova lei dos táxis ...
Outubro Rosa do Sesc-DF leva saúde e preve...
...