Governador Ronaldo Caiado destaca redução da criminalidade em Goiás e se posiciona como alternativa viável para o Brasil nas próximas eleições
O governador Ronaldo Caiado reforçou os avanços na segurança pública de Goiás durante sua participação no 5° Congresso de Operações Policiais (COP Internacional), nesta quinta-feira (23/10), em São Paulo. No encontro com a Frente Parlamentar da Segurança Pública, Caiado destacou o investimento em tecnologia, equipamentos modernos e a autonomia das forças policiais, elementos que contribuíram para a expressiva redução da criminalidade no estado.
“Ter segurança pública é ter governabilidade. Não se governa sem que a pessoa tenha liberdade para transitar e exercer seu direito e suas atividades”, afirmou Caiado, ressaltando a importância do trabalho eficiente das forças policiais.
Durante o evento, considerado o principal da América Latina na área de segurança, Caiado conferiu de perto armamentos, veículos de transporte e outras soluções modernas que qualificam o setor. Os números goianos refletem o resultado das políticas adotadas: no comparativo entre o primeiro semestre de 2025 e o mesmo período de 2024, houve queda de 40% nos roubos a transeuntes, 34% a comércios e 22% de veículos. Além disso, 145 municípios goianos não registraram homicídios neste ano.
Caiado enfatizou que “no momento em que se quebra a coluna vertebral do crime, os resultados são substantivos”, destacando ações como liberdade de atuação das forças policiais, controle das penitenciárias, inteligência avançada e batalhões especializados.
Além de celebrar os resultados em Goiás, o governador reafirmou sua preparação para governar o Brasil nas próximas eleições, apresentando-se como terceira via viável, com propostas e projetos estruturados para o desenvolvimento do país. “O Brasil precisa de uma gestão que una segurança, eficiência e crescimento econômico. Estou pronto para levar a experiência de Goiás para todo o país”, declarou.
O governador também criticou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Segurança Pública, argumentando que ela desloca a responsabilidade dos governadores para o Ministério da Justiça. “O governo federal deveria ampliar a oferta de inteligência artificial e armamentos modernos para qualificar e proteger nossos policiais”, completou.
Acompanhando Caiado, o secretário de Estado de Segurança Pública, Renato Brum, reforçou a importância da COP Internacional. “Foi uma tarde proveitosa. Confirmamos que estamos com o que há de melhor e mais avançado em equipamentos para as forças de segurança de Goiás”, afirmou.
COP Internacional
O evento segue até sábado (25), com palestras e debates sobre Inteligência Artificial e Drones Policiais, reunindo autoridades e especialistas de diferentes correntes políticas para discutir soluções de segurança no Brasil. A expectativa é superar 12 mil participantes durante os três dias.
Paralelamente, uma feira de negócios conta com 80 expositores nacionais e internacionais, projetando R$ 100 milhões em negócios. São apresentadas viaturas inteligentes, tecnologias não-letais, drones, sistemas de videomonitoramento, cibersegurança, câmeras corporais, além de soluções para investigação, inteligência e combate a crimes cibernéticos.
Ir para o conteúdo





