Caiado destaca integração nacional em fórum que reúne forças de segurança de 21 estados em Goiânia
Representantes das forças de segurança de 21 estados brasileiros estão reunidos em Goiânia, nesta sexta-feira (7/11), para o 1° Fórum Militar Nacional de Policiamento Especializado, promovido pelo Governo de Goiás. O evento, sediado no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), tem como objetivo fortalecer a cooperação entre as polícias e compartilhar experiências em operações de choque, patrulhamento tático, ações aéreas, rurais, de divisas e unidades especiais.
Anfitrião do encontro, o governador Ronaldo Caiado deu as boas-vindas aos cerca de 100 policiais presentes e ressaltou a importância da integração para o combate ao crime organizado.
“Essa integração em todo território nacional dá maior competitividade, capacidade e mobilidade às tropas”, afirmou o governador.
Caiado destacou ainda que a segurança pública foi prioridade desde o início de sua gestão, em 2019, e que os avanços no setor tiveram reflexos positivos em todas as áreas do governo.
“A governabilidade se dá no momento em que temos a segurança garantida à população. Temos que reconhecer o trabalho diário da polícia, a eficiência e a presença junto à comunidade”, disse o governador, acompanhado da primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado.
Durante o evento, o governador reforçou que o fórum visa criar estratégias nacionais para fortalecer o Estado Democrático de Direito.
“O Estado do crime não pode ser maior do que o Estado Democrático de Direito. Ele não pode existir. Não é concessão. O Estado do crime não pode existir”, enfatizou Caiado.
O secretário de Segurança Pública de Goiás, Renato Brum, também destacou o papel do fórum como espaço de aprendizado conjunto.
“A troca de experiências não significa que uma unidade especializada é melhor que a outra, mas Goiás tem muito a oferecer”, afirmou.
Segundo Brum, os resultados obtidos na segurança pública goiana nos últimos anos são expressivos:
“São mais de sete anos consecutivos de reduções dos índices criminais, reconhecidos inclusive pelo Ministério da Justiça. Foram quase R$ 17 bilhões investidos na área nesse período”, pontuou.
O comandante-geral da Polícia Militar de Goiás, coronel Marcelo Granja, ressaltou que o fórum busca aperfeiçoar as ações policiais por meio de técnica, tática e parcerias estratégicas. Ele também criticou a PEC da Segurança Pública, que pretende concentrar no governo federal a coordenação das forças policiais.
“Queremos alcançar o objetivo comum de mostrar a força das polícias militares do Brasil. Elas devem permanecer sob a coordenação dos governadores dos estados”, afirmou.
Entre os participantes, o comandante-geral da PM de Rondônia, Regis Wellington Braguin Silvério, elogiou a estrutura da segurança goiana após visitar o Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia.
“Fiquei impressionado com a ordem, a limpeza e o trabalho de ressocialização. Hoje, não vejo nenhum Estado com a pronta resposta em todos os tipos de atendimento como tem sido em Goiás”, declarou.
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás
Ir para o conteúdo






