Brasília Vista Daqui: Liderança firme na presidência da Câmara Federal

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

Decisão estratégica do PDT reforça a liderança de Arthur Lira e molda o cenário político para 2025 na Câmara Federal

 

 

A liderança do presidente Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara Federal continua a demonstrar sua força, com o Partido Democrático Trabalhista (PDT) optando por permanecer no bloco de apoio ao seu governo, em decisão tomada durante reunião da bancada nesta terça-feira, 20.

 

A maioria dos deputados do PDT escolheu permanecer no bloco, solidificando ainda mais a influência de Lira e mantendo o grupo como o maior da Câmara, o que continua a ser crucial nas negociações para as eleições presidenciais da Casa em 2025.

 

A consolidação desse bloco foi uma vitória para o presidente da Câmara, conquistada em abril de 2023, quando ele liderou a formação do bloco composto pelo MDB, PSD, Republicanos e Podemos. Antes da saída do PSB, o grupo de Lira contava com 176 deputados federais, e agora mantém 162 integrantes.

 

Com a decisão do PDT de permanecer, o bloco mantém uma vantagem de 19 integrantes sobre o segundo maior bloco, que conta com 143 congressistas. A decisão do PDT foi crucial, pois, caso contrário, o grupo de Lira teria apenas um deputado a mais do que o segundo maior bloco da Casa.

 

Enquanto isso, no segundo maior bloco da Casa, pelo menos três pré-candidatos já se destacam: o vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira (Republicanos-SP), o líder do PSD, Antonio Brito (PSD-BA), e o líder do MDB, Isnaldo Bulhões (MDB-AL). O cenário político promete ser dinâmico e promissor à medida que as eleições se aproximam.

Mais lidas

STF abre inquérito para investigar relatór...
Ibaneis Rocha visita Jogos da Juventude
Gugu Nader reafirma apoio a Daniel Vilela ...
...