A pandemia não arrefeceu, pelo contrário, e o presidente força uma não obrigatoriedade do uso de máscara, se referindo a ela como “simbolo”. “Máscara é para quem estiver em quarentena”, disse o presidente.
Em discurso nesta quinta (10), o presidente Jair Bolsonaro anunciou que em conversa com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ficou definido que será obrigado o uso de máscara só para aqueles que estiverem infectados. Ou seja, a máscara terá seu uso liberado, para quem estiver vacinado. Máscara só deverá ser usado por quem estiver em quarentena.
Queiroga vai assinar um parecer desobrigando quem já foi infectado por Covid, ou vacinado, de usar máscara.
“Acabei de conversar com um tal de Queiroga, não sei se vocês sabem quem é. Nosso ministro da Saúde. E ele vai ultimar um parecer visando a desobrigar o uso de máscara por parte daqueles que estejam vacinados ou que já foram contaminados”, disse o presidente, em cerimônia de ações do Ministério do Turismo.
Países como os EUA e Israel tiveram grande vacinação em massa. Lá os índices de transmissão estão abaixo de 1% e devido a esses dois fatores liberaram o uso de máscaras.
No Brasil, capitais não estão com o índices abaixo de 1% de transmissão do vírus, começou a aumentar o que é contraindicado baixar a guarda desobrigando o uso de máscara. Por fim nos países onde há um nível de controle da pandemia mínimo para que a medida seja tomada.
Possíveis conflitos
A expectativa é de que mais pessoas poderão entrar em atrito por causa dessa nova determinação, talvez tumultos poderão ser criados entre bolsonaristas e que não for partidário das ideias do presidente.
Ir para o conteúdo






