Hospital de Base do DF celebra 65 anos com homenagem a colaboradores e avanços da unidade
O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) completou 65 anos nesta sexta-feira (12) com uma celebração emocionante no jardim da unidade. O evento reuniu autoridades, gestores, colaboradores, voluntários, pacientes e acompanhantes, em uma festa que uniu agradecimento e inspiração.
Para o secretário de Saúde do DF, Juracy Cavalcante, a data é motivo de festa e reflexão:
“Hoje devemos lembrar a importância que o Hospital de Base tem, não só para a população do Distrito Federal, mas também para o Brasil. E destacar o trabalho de todos vocês que fazem essa instituição ser reconhecida nacionalmente pelo seu excelente serviço.”
O HBDF é o maior hospital do Centro-Oeste, com 54 mil m², 634 leitos, mais de 40 mil atendimentos mensais e 14 mil cirurgias anuais.
Uma cidade pulsante de profissionais
O presidente do IgesDF, Cleber Monteiro, destacou que a grandeza do hospital vai além da infraestrutura:
“Quero celebrar não apenas o hospital, mas também os mais de 4 mil colaboradores que diariamente recebem mais de mil pessoas. O Base é uma verdadeira cidade pulsante, e são vocês que lhe dão vida. Agradeço a cada um pela dedicação e compromisso com essa instituição.”
A governadora em exercício, Celina Leão, lembrou que a história do HBDF se confunde com a de Brasília. Coincidindo com o aniversário do ex-presidente Juscelino Kubitschek e com projeto assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o hospital é hoje referência nacional no Sistema Único de Saúde:
“Imaginem JK e Niemeyer sonhando juntos não apenas com a capital, mas também com um hospital desse porte. Um espaço que reúne especialistas de diversas áreas e, ao mesmo tempo, conta com profissionais dedicados a garantir um ambiente limpo, seguro, acolhedor e humanizado para os pacientes.”
Modernização e cuidado humanizado
Sob gestão do IgesDF nos últimos seis anos, o HBDF passou por modernização com novas tecnologias, serviços e expansões, mantendo sempre um cuidado humanizado.
O superintendente Edson Gonçalves destacou que, apesar das melhorias estruturais, o diferencial do hospital são as pessoas:
“Poderia citar a renovação do centro cirúrgico, a aquisição de equipamentos e a implantação de novos serviços. Mas são as pessoas que fazem do Base o gigante que ele é. Não apenas médicos e enfermeiros, mas também engenheiros, recepcionistas, seguranças, equipe de limpeza, agentes do Humanizar e o administrativo.”
A gerente administrativa, Fernanda Hak, homenageou colaboradores antigos e atuais com um depoimento emocionado e bem-humorado:
“Cada um aqui ajudou a escrever essa história. Vocês fazem a diferença na vida de tantas pessoas que passam pelo hospital todos os dias e tornaram o Hospital de Base o símbolo de esperança que ele é hoje.”
Ao final da cerimônia, participantes cantaram parabéns e cortaram o bolo, que foi distribuído junto a um kit lanche.