Alan Rick quer oficializar Dia do Sesc e Senac

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

Senador Alan Rick propõe Dia Nacional de Valorização do Sesc e do Senac

 

 

O senador Alan Rick (União/AC) apresentou nesta quarta-feira (23) o Projeto de Lei nº 1799/2025, que institui o Dia Nacional de Valorização e Reconhecimento do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a ser comemorado anualmente em 16 de maio.

Criados em 1946, o Sesc e o Senac integram o Sistema CNC-Sesc-Senac e atuam de forma estratégica em áreas como educação, saúde, cultura, lazer e formação profissional. A proposta visa destacar a relevância social e educacional dessas instituições para o país.

“O Sesc e o Senac têm sido instrumentos fundamentais na promoção da cidadania e da qualificação de milhares de brasileiros. A criação de um dia nacional é uma forma de valorizar esses profissionais e instituições que tanto contribuem para o nosso país”, justificou o senador.

Atualmente, a data já é celebrada como o “Dia S” em estados como Espírito Santo, Goiás, Roraima, Pernambuco, Sergipe e Mato Grosso. A proposta do senador Alan Rick pretende nacionalizar o reconhecimento da data.

Proposta prevê eventos e campanhas educativas

O texto do PL prevê que, a cada 16 de maio, sejam promovidas ações como atividades educativas, eventos e campanhas em parceria com o Sesc e o Senac, incentivando também a participação da sociedade civil e do poder público na promoção dessas iniciativas.

De acordo com a proposta, o objetivo é “destacar a importância das atividades desenvolvidas por essas instituições em prol do desenvolvimento social, cultural e educacional dos trabalhadores do comércio e seus dependentes, bem como da sociedade em geral.”

Conexão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A proposta também reforça o alinhamento do trabalho do Sesc e do Senac com a Agenda 2030 da ONU, especialmente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em áreas como educação de qualidade, trabalho decente, saúde e redução das desigualdades.

O projeto segue agora para tramitação no Senado Federal e, posteriormente, será analisado pela Câmara dos Deputados.

“O Dia S é uma oportunidade de reconhecimento e fortalecimento das ações do Sistema CNC-Sesc-Senac. A Diretoria de Relações Institucionais (DRI) da CNC atua junto a senadores e deputados federais para ampliar essa visibilidade e consolidar o apoio às pautas prioritárias das entidades”, afirmou Larissa Rosa, assessora da DRI.

Mais lidas

José Aparecido reforça compromisso social ...
Brasília recebe estreia da série “Cerrado,...
Daniel Vilela anuncia mudança no Detran pa...
...