O desemprego no Distrito Federal subiu pelo quinto mês seguido e atingiu 20% em fevereiro, aponta pesquisa de Emprego e Desemprego no Distrito Federal- PED-DF, realizada pela Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Diretos Humanos do Distrito Federal, CODEPLAN, DIEESE. A alta de 0,7 pontos percentual em relação a janeiro indica que 10 mil trabalhadores deixaram o mercado de trabalho, no período.
O relatório mostra que este é o pior resultado do DF em um mês de fevereiro desde o inicio da série histórica, em 2003.
O percentual de 20% indica que, para cada cinco moradores do DF em condições de trabalhar, um está fora do mercado. Em números absolutos, isso significa que o número total de desempregados foi estimado em 322 mil. Em fevereiro de 2015, o índice era de 11,5%, e no mesmo mês de 2016, de 16,3%.
A crise econômica gerou impactos profundos no mercado de trabalho DF entre janeiro e fevereiro, segundo o relatório da Codeplan. No setor de serviços, 7 mil vagas foram fechadas. No comércio, foram 6 mil. Em 12 meses, o DF perdeu 77 mil postos de trabalho, e o rendimento médio das pessoas empregadas caiu 6,2%.
http://www.codeplan.df.gov.br/images/CODEPLAN/PDF/pesquisa_socioeconomica/ped/2017/Boletim_PED-DF_fev-17.pdf