Desaprovação ao STF sobe, aponta pesquisa Datafolha

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

 

Polarização política reflete-se na avaliação da atuação do Superior Tribunal Federal

 

 

Publicada neste sábado, 9, pela “Folha de S. Paulo”, a mais recente pesquisa Datafolha revela uma queda na aprovação da atuação do Superior Tribunal Federal (STF). De acordo com o levantamento, realizado no dia 5 de dezembro com 2.004 pessoas em 135 cidades brasileiras, 38% dos entrevistados expressaram reprovação em relação ao desempenho da Corte, enquanto 27% aprovam.

 

A análise comparativa com dados de dezembro de 2022 indica uma piora na percepção geral sobre o STF. Naquele período, os resultados apontavam um empate entre aprovação e reprovação, ambos registrando 31%.

 

A pesquisa também aponta que 31% da população avalia o desempenho do STF como regular, uma leve redução em relação aos 34% registrados no mesmo período de 2022. Curiosamente, a avaliação do STF varia consideravelmente entre os apoiadores de diferentes grupos políticos.

 

O estudo revela que o STF recebe uma avaliação mais positiva entre os que se declaram petistas. Para 45% dos apoiadores do Partido dos Trabalhadores, o trabalho dos ministros da Suprema Corte é considerado ótimo ou bom. Em contrapartida, a reprovação da Corte é mais expressiva entre os que se declaram bolsonaristas, atingindo 65% de desaprovação, classificando o desempenho do STF como ruim ou péssimo. A pesquisa destaca a polarização na percepção do STF, evidenciando as divergências políticas na análise da atuação da Corte. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

 

Mais lidas

Maio Laranja: GDF combate exploração infan...
Webinar gratuito orienta como ser uma Empr...
Senac-DF: Curso de florista atende demanda...
...