Iniciativa educativa incentiva reflexão sobre medidas indispensáveis para pilotar com responsabilidade e prazer. Resultados preliminares já mostram redução de acidentes e mortes
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) está promovendo uma nova campanha educativa com foco na segurança dos motociclistas. Com o slogan “Qual é o seu modo moto? Seja vivo! Viva seu modo moto com o Detran-DF”, a iniciativa tem como objetivo incentivar os motociclistas a refletirem sobre as medidas de segurança indispensáveis no trânsito, especialmente quando estão em duas rodas, sem abrir mão do prazer de pilotar uma motocicleta.
O diretor-geral do Detran, Takane do Nascimento, destaca que a redução de mortes no trânsito depende do respeito às normas de trânsito para todos os usuários das vias, com uma atenção especial para os mais vulneráveis, como motociclistas, ciclistas e pedestres. A campanha visa conscientizar os motociclistas sobre a importância de cuidar de sua própria vida e da segurança dos demais usuários das vias.
Os resultados preliminares desse trabalho de conscientização são encorajadores. No primeiro semestre deste ano, o número de acidentes envolvendo motocicletas registrou uma queda de 25%, passando de 47 no primeiro semestre de 2022 para 35 no mesmo período deste ano. Além disso, a quantidade de motociclistas mortos também diminuiu em 27%, caindo de 41 mortes no primeiro semestre de 2022 para 30 mortes no primeiro semestre deste ano. No entanto, o Detran ressalta que é fundamental manter a conscientização e o respeito às regras de trânsito para preservar mais vidas.
A veiculação da campanha coincide com o período de realização do Capital Moto Week, o maior Festival de Motos da América Latina, que acontecerá no Parque de Exposições Granja do Torto, em Brasília, de 20 a 29 de julho. Dada a concentração de motociclistas durante o evento, o Detran-DF estará presente com ações educativas, serviços de atendimento e controle de tráfego para garantir a fluidez e a segurança de todos os participantes.
Entre as atividades programadas, as equipes de educação de trânsito realizarão palestras sobre a Lei Seca e os cuidados necessários no trânsito, com foco nos motociclistas, bem como demonstrações com óculos Drunk Buster, que simulam os efeitos de álcool e outras substâncias no organismo. Além disso, haverá apresentações teatrais com mímicos e repentistas e distribuição de material educativo voltado para pedestres e motociclistas.
O Detran-DF também preparou atividades específicas para crianças na “Vila do Bem”, onde bonecos interativos interagirão com os pequenos e entregarão material educativo apropriado. No último dia do evento, o Detran estará com uma ação educativa voltada exclusivamente para o público feminino, no espaço “Lady Bike”, com palestras e apresentações teatrais ministradas por mulheres.
Além das atividades no evento, nos dias 25 e 26 de julho, das 9h às 17h, os servidores do Detran-DF estarão disponíveis para oferecer serviços de atendimento ao cidadão, relacionados à habilitação e veículos, na carreta do “Na Hora”. Os serviços incluem informações e orientações sobre o Portal de Serviços e aplicativo Detran Digital, Programa Habilitação Social, renovação de CNH, biometria, emissão de documentos, consulta de débitos, entre outros.
Com essa iniciativa, o Detran-DF busca continuar promovendo a conscientização e a segurança no trânsito, especialmente para os motociclistas, visando reduzir o número de acidentes e preservar vidas.