Denúncia: Ex-secretário de Saúde de Padre Bernardo não repassa dados da pasta e prejudica população

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

A população se surpreendeu com estoques de remédios cuja validade estava vencida, medicação trancada em uma sala da prefeitura, senhas para funcionamento do sistema da secretaria não foram passadas e uma delas encontrava-se incorreta ao ser repassada por ex-gestor da pasta.

 

Denúncia de omissão grave chegou ao Tudo OK Notícias referente à transição do ex-prefeito do município de Padre Bernardes, Claudênio Francisco de Moura Teixeira Filho, juntamente com o ex-scretário da Saúde, Celino da Saúde. Em plena situação de pandemia o ex-secretário foi cobrado para passar senha de acesso ao programa CNES, pelo qual é controlado todo sistema de saúde do município. Mas não foi só isso.

A atual secretária de Saúde, Vanderleia Gonçalves Santana, encontrou quadro caótico como um todo na pasta.

Confira abaixo a situação encontrada pela atual secretária de Saúde:

Em  Ex secretário de saúde se negou a passar a senha da rede de saúde do município.

– Todos o computadores da saúde foram formatados ao passar a gestão, eliminando dados e índice da saúde do município.

– Foram encontrados remédios com datas de validade vencida, cujo valor do prejuízo encontra-se em levantamento.

– Também foi detectada grande quantidade de remédios perto de vencer nas Unidades Básicas de Saúde, a qual não necessária para região, dando a entender que foram deixados à desova.

– Reclamação da população sobre a falta de remédios e até elementos para exames simples como o de urina.

– Sistema do CNES não foi alimentado desde o mês de agosto.

– Remédios foram escondidos em uma sala trancada dentro da Secretaria de Saúde.

A secretária informou que “não foi passada a transição para a gente”. Ela contou que no dia primeiro do ano foi solicitado tudo relativo à transição por ofício, o que não foi providenciado. ” Deparei com todo o sistema desativado. Entrei em contato com o ex-gestor, só que, infelizmente, ele me passou a senha errada”, observou.

Vanderleia teve que entrar em contato as prefeituras de Goiânia e de Goianésia para ter acesso a senha, encaminhando respectivos ofícios. Segundo ela, as demais senhas estão sendo obtidas, no entanto “o ex-gestor não passou” e quando passou era incorreta. “O ex-secretário titular que não quis repassar a senha foi licenciado para concorrer às eleições. E o que assumiu o lugar dele passou a senha incorreta”, esclareceu.

“O programa mais importante para a Saúde é o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), é o coração da Saúde. E tem outros sistemas também que a gente estava sem a senha, eles deletaram dados e após contato com eles não quiseram resolver isso de forma amigável. Só queria a senha para redefinir e ter a senha para mim para dar continuidade do serviço. Ele não está me prejudicando, ele está prejudicando a população, que necessita dos serviços da Saúde”,

“Eu peguei a secretaria começando do zero como se fosse construindo uma casa”, reforçou a secretária.

Quanto às providências, Vanderleia informou que o quadro caótico foi repassado para o Conselho Nacional de Saúde. Inclusive nesta quinta-feira (4) houve uma reunião. No momento está quase tudo normalizado. “Agora que a gente está correndo, já tem uma boa parte das senhas do sistema. Só está faltando uma senha que Goiânia vai enviar para nós, que eu preciso para regular os pacientes em Goiânia. Sem essa senha eu não consigo regularizar os pacientes”, pontuou.

O Tudo Ok Notícias quis saber quais ações junto à Justiça, a titular da secretaria da Saúde informou que tudo foi documentado e apresentado à Procuradoria do município. Foi produzido um relatório, com imagens de medicação vencida, inclusive, as notas fiscais referentes aos remédios.

A reportagem tentou contato tanto com o ex-prefeito Claudênio Francisco de Moura Teixeira Filho quanto com o ex-secretário da Saúde Celino da Saúde, sem sucesso. O Tudo OK Notícias está aberto para manifestação dos envolvidos.

Conifira na galeria abaixo, imagens da mazelas encontradas pela atual gestão da Saúde, após a posse no dia 1° do ano.

 

 

 

 

Mais lidas

Projeto Brilho do Sol – FEHSOLNA II ilumin...
IPVA 2024: Última semana para pagamento no DF
Andrea Bocelli ao vivo: Oferta exclusiva BRB
...