No Distrito Federal, a partir desta quarta (19) ficam proibidas aglomerações e as pistas de dança em bares, restaurantes, shows, festivais e casas noturnas. O decreto foi publicado no Diário Oficial e tem por finalidade frear a rápida disseminação da variante Ômicron.
De acordo com boletim epidemiológico de domingo (18) foram registrados mais 4.780 novos casos conhecidos da doença. No Brasil, foram anotados num único dia 130 mil novos casos e aumento do número de mortes associadas à Covid-19.
A exemplo das demais cidades do mundo, Brasília também tem enfrentado altas taxas de infecções. Ontem, ela estava em 2,31, uma das mais altas desde o início da pandemia. A proibição das danças nesses estabelecimentos gerou polêmica com pessoas a favor e contra.
O GDF já havia tomado outras medidas restritivas, como proibição das festas pré-carnavalescas, suspendeu o Carnaval e a realização de shows e outras aglomerações pagas do gênero. Há uma discussão para restringir também as aglomerações nos templos religiosos.
Confira o decreto abaixo:
