Debate sobre as relações humanas e a psicanálise

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Divulgação

 

 

Em tempos de casos e mais casos de violência entre homens e mulheres por causa de relacionamentos, o CAP – Centro de Formação em Psicanálise vai trazer um olhar sobre O amor romântico e a quebra de confiança: a traição e a mentira. O debate sobre as relações humanas e a psicanálise acontece na terça-feira, 19 de abril, às 19h, na sede do CAP, no Centro Clínico Life, na 608 norte.

 

“Nós temos mecanismos que nos levam a essas situações”, explica Newton Molon, psicanalista e professor do CAP. Segundo ele, o amor romântico leva a mente humana a expectativas que nem sempre são reais e, por isso, levam à frustração.

 

CIÚME – O ciúme também é uma figura central nessa relação entre o amor e a confiança. Para o psicanalista, esta é a principal causa de violência entre casais. “É quase um estado de insanidade, que traz uma ‘cegueira’ e leva, em alguns casos, a um caso de violência”, diz Molon.

 

Para o professor, os casos de feminicídio no Brasil mostram muito disso. Segundo Molon, há os planejados, mas boa parte acontece no calor de um momento em que os ânimos estão exaltados. “Isso não tira a culpa de ninguém por um ato de violência, mas mostra a importância de se conhecer, entender suas reações, para evitar agir de forma impensada”, conta.

 

O Distrito Federal, hoje, registra uma média de um feminicídio a cada 16 dias. A maior parte deles, 76,1%, ocorre dentro de casa. Desde o início de 2021, foram cinco casos de morte de mulheres em razão de gênero.

Mais lidas

Governo, CLDF e Povo: A tríplice que derru...
Rally das galáxias? Não, é o Sertões em Goiás
Circuito Sesc + Corridas encerra inscriçõe...
...