Crianças poderão ser vacinadas nas escolas; confira detalhes do plano de mobilização de leitos no DF

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Continuando com a missão de levar a todos a oportunidade de vacinação contra a Covid-19, o governador em exercício, Paco Britto (Avante), ao lado do secretário de Saúde, Manoel Pafiadache, divulgou nesta tarde de sexta-feira (14), em entrevista coletiva, o Plano de Mobilização de Leitos e utilização de escolas da rede de ensino público como pontos de imunização para aproximar as crianças de 5 a 11 anos das doses da vacina infantil Pfizer

 

A busca é pela agilidade e atingir o público-alvo com maior eficiência possível. Haverá onze pontos de vacinação espalhados pelo Distrito Federal.

A campanha de vacinação infantil começa às 8h deste domingo (16), nos 11 pontos de imunização anunciados pela Secretaria de Saúde.

O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) conversou com o governador em exercício, segundo este último, onde pediu que o seu substituto faça cumprir a determinação de abertura imediata de mais leitos de tratamento intensivo.

Mais detalhes serão apresentados na quarta-feira (19), informou Pafiadache. “Faremos uma coletiva com o objetivo de apresentar o plano de vacinação para a abertura das escolas, que será em 14 de fevereiro. É a vacina indo ao encontro do nosso estudante”, disse o secretário de Saúde, Manoel Pafiadache.

Uma outra importante ação é a preparação de possível aumento da infecção pela variante Ômicron. Trata-se do Plano de Moobilização de Leitos, outra parte imprescindível para enfrentar o que já se chama de terceira onda no bojo do enfrentamento à pandemia de Covid-19. Ele contempla sete fases de mobilização, a serem ativadas de acordo com a variação da demanda por leitos.

A partir desta sexta-feira (14), já como primeira fase do plano,  estão disponibilizados a dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional de Samambaia.

Os demais dez leitos serão abertos na quarta-feira (19). Caso seja preciso, serão ofertados até 217 leitos de UTI na rede pública, além de 133 contratados na rede privada.

O secretário de Saúde, informou que já havia preparativos para ampliação de número de leitos. “Esse plano vinha sendo preparado pelos nossos técnicos para que em momento nenhum a gente tivesse dificuldades”, enfatizou.

Paco Britto, destacou também a importância de a população atentar para as medidas de prevenção, como o uso de máscaras, a manutenção do distanciamento social e da etiqueta respiratória.

O secretário-adjunto de Assistência à Saúde da SES-DF, Fernando Erick Damasceno, que compareceu a coletiva de imprensa ressaltou que o plano possibilitará o atendimento aos pacientes com Covid-19 sem haver a descontinuidade da prestação de outros serviços.

“Temos um sistema de saúde preparado para o cenário que está por vir”, pontuou Damasceno

Ceilândia

No tocante à segunda fase do plano de ampliação do número de leitos estão previstos 10 unidades do Hospital Regional de Ceilândia.

Enquanto a terceira fase contempla oito leitos do Hospital Regional de Sobradinho. Já a quarta fase compreende mais 20 leitos do Hospital Regional do Gama.

Na quinta fase serão entregues 20 leitos do Hospital Regional da Asa Norte. E sexta fase disponibilizará até 40 leitos do Hospital Regional de Santa Maria. Caos seja preciso, a fase sete deverá ser acionada, com o uso de 60 leitos do Hospital da Polícia Militar.

O plano de mobilização de leitos também lançou mão do uso de leitos da rede privada. Por meio da Secretaria de Saúde foram contratadas vagas de UTI nos hospitais Daher (40), Domed (19), Santa Marta (9), Home (25), São Mateus (20) e São Francisco (10).

Há também cinco leitos de UTIs neonatal no Hospital Santa Marta e cinco no Hospital São Francisco.

Quanto à Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) estão previstos 50 leitos adicionais, em três fases de mobilização.

Em relação à enfermaria para Covid-19 podem ser disponibilizadas 60 vagas no Hospital Acoplado de Ceilândia (fase 1), 30 no Hospital Acoplado de Sobradinho (fase 2), 40 no Hospital da Cidade do Sol (fase 3) e 20 contratados no Hospital da Polícia Militar (20).

Mais uma vez houve apelo para que os pais levem seus filhos e filhas de cinco a 11 anos para que sejam vacinados no domingo (16), a partir das 8h.

Leia mais:

https://tudooknoticias.com.br/noticias/brasilia/confira-como-sera-vacinacao-infantil-e-o-decreto-que-suspende-shows-e-festas-no-df/

Mais lidas

Lula sanciona Orçamento 2025 com vetos e f...
Transformação no Sol Nascente avança com o...
José Aparecido é destaque no Prêmio Melhor...
...