Crescimento de jovens com Covid-19 e “abandono vacinal” preocupam Secretaria da Saúde. Confira ajustes em decreto novo

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

O secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, e o chefe da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, durante entrevista coletiva no Palácio do Buriti, deram bastante ênfase a dois pontos mais importantes das ações atuais contra a difusão do Covid-19. Eles tranquilizaram que medicamentos e insumos fundamentais estão com folga nos estoques. Ajustes em horários de funcionamento e marina do Lago Paranoá como complemento de decreto serão publicados nesta terça (12). Confira o que muda.

 

Um deles foi crescimento de jovens infectados que acarretam maior quantidade de internações nos hospitais de Covi-19. O segundo ponto, a preocupação, no momento, até manifestado pelo Ministério da Saúde com o abandono vacinal – quando a pessoa toma a primeira dose e não completa a imunização com a segunda dose. O recado é que é importante todos procurarem a correta imunização por meio da segunda dose.

76% imunizados no grupo de 66 anos

No final de semana, iniciou-se a vacinação de idosos com 66 anos e 76% desse público alvo foi imunizado com a primeira dose no período. Segundo Rocha, todas doses recebidas pelo Ministério da Saúde já foram aplicadas.

“Temos, hoje, em torno de 97% de aplicação da primeira dose. Tudo o que a gente recebeu foi aplicado. A gente tem falado que tudo aquilo que chega como D2 (segunda dose) está sendo guardado para que no futuro não falte vacina para as pessoas que foram imunizadas com a primeira dose.”

Vale ressaltar que tanto a CoronaVac, quanto a AstraZeneca precisam de duas doses para completar o ciclo da imunização. Enquanto o percentual de primeira dose está muito elevado, o de segunda dose está baixo. O percentual de segunda dose está 4,34%. É importante que as pessoas vacinadas com a primeira dose dirijam-se aos pontos de vacinação para tomar a segunda dose.

Oxigênio

Rocha informou quanto à oxigênio e insumos há quantidades suficientes para o Distrito Federal. Não são questões que levem preocupação para a Secretaria de Saúde porque há estoques de oxigênio e medicamentos suficientes para a demanda do DF.

Perfil de infectados

O chefe da Casa Civil enfatizou que se verifica uma mudança no perfil dos infectados. Mais jovens são internados e com base nesses dados, foi pedido à Codeplan uma compilação desses dados.

Ao comparar-se março com janeiro desse ano a faixa etária até 24 anos de internados, 0,24% aumentou 3.600%. De 25 a 39 anos aumento de 360%, de 40 a 59 crescimento de 128%. Quanto à faixa etária com mais de 80 anos houve uma queda de -9,1%.

Na comparação de janeiro com os dez dias de abril, ou seja, no mesmo período na faixa de mais de 80 anos houve uma redução de -86,4%. Já na faixa de 75 a 79 registrou-se uma diminuição de 11,8%.

“Dados importantes, primeiro que mostram a imunização surtindo efeito, tanto que o público que já foi vacinado está diminuindo a internação. Ao passo que os jovens vêm aumentando muito a contaminação e internação dessa faixa”, pontuou Rocha.

Interdições e multas

Nos 34 dias de fiscalização O DF Legal interditou 620 estabelecimentos. E foram aplicadas 588 multas. Pela falta de uso de máscaras totalizaram 58 multas. A multa aplicada para que não usa máscara, é somente para aqueles que se recusam terminantemente.

Alterações em decreto

Será publicado nesta terça (13) assinado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, algumas alterações do Decreto 41.913, que dispõe sobre o combate à pandemia, aplicando medidas restritivas.

Em razão dos dados que municiam a decisão do governador, ele entendeu por bem: Autorizar competições esportivas profissionais, sem público, após as 22h. Amanhã e depois haverá jogo aqui da Sulamericana, e iniciará 21h30. Como esses jogos não tem público vai ser liberada a realização do jogo após as 22h, sendo que todos os profissionais terão que se recolher imediatamente para onde estiverem hospedados.

Bares e restaurantes

Outra alteração, que consta no texto que será publicado, é referente à bebidas. O prazo para ingestão de bebidas é até as 20h, com a reformulação no decreto está definido que será até 21h. Mudará também o funcionamento de bares e restaurantes. Hoje está até 19h e passará para 21h, mantendo em todos os casos o recolhimento noturno após as 22h. Isso não terá alteração.

A última modificação diz respeito ao movimento em marinas. Será liberada a utilização de marina nos clubes, limitando a 50% a ocupação de embarcações e vetando a junção de lanchas, como é habitual uma lancha parando ao lado da outra para tocar músicas. Haverá uma intensificação da fiscalização no Lago Paranoá.

Resumindo:

Competições esportivas profissionais após às 22h

Bares e restaurantes que funcionavam até as 19h passa a ser de 11 às 21h

Clubes recreativos – funcionamento das marinas com até 50% da ocupação dos barcos, sendo proibido a aglomeração de lanchas no Lago Paranoá

Da mesma forma continua impedido nos bares e restaurantes, o atendimento em pé ou em aglomeração.

Aviso de mudanças

O anúncio dessas alterações é na véspera da publicação do decreto para que o público e os comerciantes sejam avisados com antecedência e tenham tempo hábil para a adaptação.

Osnei OKumoto agradeceu aos idosos que somaram 18 mil de 66 anos. Foram completadas 19 mil vacinações desse grupo e dentre a disponibilidade do restante que veio do Ministério da Saúde 5.008 doses D1 foram destinados aos profissionais de saúde e 2.237 carimbadas D1 para a segurança. Então o quantitativo final de vacinação para 66 anos foi de 19.842 vacinas, além dos 18 mil que havia de previsão. Deram 1.800 doses a mais sendo utilizadas nessas pessoas.

Ele explicou que divulgação desses dados tem um delay (atraso) de um certo tempo para que eles possam acontecer nos computadores da Secretaria de Saúde.

Um levantamento foi realizado para que fosse possível colocar no agendamento dos profissionais de saúde e fiscalizadores aqui do DF 4.500 amostras, lembrando que das 5.008 vacinas do MS, há 5% para suprir eventuais perdas, como reserva técnica.

Nas vacinas CoronaVac que chegam em determinados frascos só é possível extrair apenas 9 doses em vez de 10 doses. Mesmo que haja 5% de reserva técnica para suprir eventuais perdasm,está havendo o quantitativo de uma dose a menos por frascos no caso da CoronaVac.

O DF jamais irá utilizar a segunda dose como primeira, segundo Okumoto. A reserva da segunda dose é para garantir que as 353 mil pessoas que foram vacinadas no DF, recebam a segunda dose para que eles tenham a imunização completa com a segunda dose.

Em relação a medicamentos, no DF são utilizados os relaxantes musculares e estão em total controle na Secretaria da Saúde e no IGES. Todos os dias de manhã é feito um ponto de controle para observação e controle desses medicamentos.

“A gente observa que tantos relaxantes neuromusculares em grande quantidade para mais dd 170 dias assim como os sedativos disponíveis por mais de 60 dias com tranquilidade”, acentuou Okumoto.

Em relação ao oxigênio, ele citou que há um aditivo de mais 1.200 milhão metros cúbicos a ser acrescentado no DF. “Estamos, nessa data com 40 mil metros cúbicos sendo utilizados 3.567 milhões metros cúbicos para atendimento dos nossos hospitais. “Estamos fazendo nosso exercício para que nada venha a faltar aos pacientes que estão internados nas nossas unidades com Covid-19.

Sobre os Hospitais de Campanha, a Secretaria de Saúde finaliza licitação para a contratação da empresa que administrará as unidades. A previsão de assinatura do contrato é quarta-feira próxima. O contrato contempla toda a parte de alimentação, rouparia para que o paciente esteja bem assistido, além energia elétrica, oxigênio para efetuar a empresa no atendimento do eu é previsto no contrato.

Segundo o chefe da Casa Civil tudo está dentro do prazo estipulado pelo governador Ibaneis Rocha, quanto à entrega dos três hospitais e a contratação das empresas que farão essa administração.

Mais lidas

Senado aprova projeto que reconhece pessoa...
GDF e BRB liberam R$ 41 milhões em benefíc...
Programa Negocia-DF é apresentado e discut...
...
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.