Idosos e PCDs agora podem emitir credencial digital de estacionamento via Carteira Digital de Trânsito, facilitando o acesso ao benefício
A partir desta sexta-feira (25), idosos e pessoas com deficiência (PCDs) poderão emitir a credencial de estacionamento diretamente pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou pelo Portal da Senatran. Com essa novidade, mais de 16 milhões de brasileiros acima dos 60 anos que possuem ou já possuíram carteira de habilitação poderão usufruir da versão digital do documento. Para os PCDs, o benefício se estende a aproximadamente 3,4 milhões de pessoas cadastradas na base do Registro de Referência da Pessoa com Deficiência.
A emissão digital da credencial representa uma facilitação significativa, uma vez que, antes, o documento era emitido por estados e municípios e precisava ser impresso para exibição no painel do veículo. Agora, os beneficiários poderão optar pela versão digital, acessível pelo app CDT, ou pela versão impressa, obtida no Portal da Senatran, e o documento terá validade em todo o Brasil. Essa medida visa simplificar o processo, eliminando a necessidade de deslocamento.
O secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, destaca o compromisso com a simplificação dos serviços: “A gente está trabalhando todos os dias para inserir mais e mais serviços para facilitar a vida do cidadão, ampliar as facilidades e diminuir a burocracia.” Em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a ação também está alinhada à Estratégia Federal de Governo Digital 2024-2027, focada na digitalização dos serviços públicos.
A nova credencial possui validade vitalícia para os idosos, enquanto, para as PCDs, a autorização será mantida enquanto estiverem cadastradas na base de dados de referência. Além disso, a credencial poderá ser vinculada a apenas um veículo, com a possibilidade de alteração no próprio aplicativo, oferecendo mais flexibilidade ao usuário.
Diego Migliavacca, gerente de Soluções Digitais para Trânsito do Serpro, aponta que a inovação beneficiará imediatamente milhões de brasileiros, enquanto Isidro dos Santos Monteiro, também do Serpro, destaca o aplicativo de fiscalização usado por agentes e policiais, que permite verificar, pela placa ou QR Code, se o veículo possui credencial válida. Em caso de uso inadequado, as penalidades incluem a adição de sete pontos à CNH, multa de R$ 293,47 e a remoção do veículo.
A iniciativa reflete um avanço na acessibilidade e desburocratização de serviços essenciais, beneficiando diretamente milhões de brasileiros.