CPRE no HRT: Tratamento inovador para doenças hepáticas

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
A paciente Gonçala Caridade, acompanhada pelo noivo Matheus, passou pelo procedimento para retirada de pedras na vesícula biliar: “Fico feliz de ser bem cuidada. Que bom que estou em boas mãos”. Foto: Alexandre Álvares/Agência Saúde-DF

Avanço médico revoluciona tratamento de fígado e pâncreas no Hospital Regional de Taguatinga

 

 

A colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE), um procedimento avançado realizado no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), está transformando o tratamento de doenças que afetam o fígado, a vesícula biliar, as vias biliares e o pâncreas. Essa técnica não apenas diagnostica, mas também trata condições críticas como cálculos biliares, oferecendo uma alternativa menos invasiva e mais eficaz do que outras cirurgias.

 

Desenvolvida para facilitar a remoção de pedras na bile e auxiliar pacientes pós-transplantados, a CPRE proporciona alívio rápido de sintomas como icterícia e dor abdominal. Segundo o médico endoscopista André Luiz Ferreira, o exame combina capacidades endoscópicas e radiológicas, permitindo o diagnóstico preciso e a intervenção terapêutica em um único procedimento. “A colângio endoscópica é uma técnica polivalente, pois abrange os procedimentos endoscópico-cirúrgico e radiológico, servindo tanto para o diagnóstico quanto para a retirada de cálculos biliares,” explica o Dr. André.

A paciente Gonçala Caridade, acompanhada pelo noivo Matheus, passou pelo procedimento para retirada de pedras na vesícula biliar: “Fico feliz de ser bem cuidada. Que bom que estou em boas mãos”. Foto: Alexandre Álvares/Agência Saúde-DF

Para pacientes como Gonçala Caridade, de 24 anos, a CPRE representa uma melhoria significativa na qualidade de vida. Gonçala, que passou pelo procedimento para a retirada de pedras na vesícula, relata: “Já havia feito endoscopias, mas esse exame retira as pedras na vesícula. Fico feliz de ser bem cuidada. Que bom que estou em boas mãos.”

 

Com cerca de 20 procedimentos realizados mensalmente, o HRT destaca-se por sua eficiência e capacidade de resposta rápida às necessidades dos pacientes. O exame oferece uma visão lateral que facilita a identificação e tratamento de problemas nas vias biliares e pancreáticas, agilizando a recuperação e reduzindo a necessidade de hospitalização prolongada.

 

A CPRE também é crucial para o funcionamento eficiente do sistema de saúde, promovendo a rotatividade de leitos e possibilitando um atendimento mais rápido e eficaz. “O equipamento é de suma importância, pois o exame pode ser utilizado como ponte para um tratamento cirúrgico, tratamento oncológico ou tratamento endoscópico definitivo,” afirma Dr. André.

 

O enfermeiro Isac Gonçalves, que auxilia nos procedimentos, reforça a satisfação em proporcionar alívio aos pacientes. “O mais gratificante é quando um paciente, que tinha múltiplos cálculos, vai poder ir para casa sem dor, sem náuseas e ter uma vida com mais qualidade.”

O enfermeiro Isac Gonçalves reforça a satisfação da equipe em salvar vidas. “O mais gratificante é quando um paciente, que tinha múltiplos cálculos, vai poder ir para casa sem dor, sem náuseas e ter uma vida com mais qualidade”. Foto: Alexandre Álvares/Agência Saúde-DF

O HRT, que atende pacientes de todas as regiões do Distrito Federal, continua a liderar com pioneirismo na implementação da CPRE, sob a coordenação dos médicos Flávio Hayato Ejima e Cláudio Soares de Melo. Este procedimento inovador, também oferecido no Hospital de Base, destaca o compromisso do HRT em fornecer cuidados de alta qualidade e inovadores. (SES)

Mais lidas

Corre! Graduação com desconto no Senac
Circuito Sesc + Corridas: Suor e glória
Ibaneis toca o alarme das vagas
...