Tudo OK Notícias apurou que uma deputada federal do Distrito Federal encabeça a lista de convidados para prestar esclarecimentos aos deputados distritais na CPI das Fake News.
Com requerimento resultado do empenho do deputado distritalHermeto (MDB) foi dado o primeiro passo para abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Fake News, na Câmara Distrital do Distrito Federal (CLDF).
Na justificação, Hermeto explica que a profusão de informações e boatos disparados nas redes sociais “ganharam proporções homéricas com a popularização dos meios de comunicação digitais, em especial os de comunicação instantânea (whatsapp) e redes digitais”.
Entre outras finalidades, esse tipo de informação compartilhada tem como fim obtenção de ganhos financeiros e políticos. Além disso, por meio da fake news são veiculadas manchetes e notícias falsas para denegrir a imagem de cidadãos.
Segundo Hermeto argumento no requerimento, é obvia a necessidade de investigar esse crimes virtuais. “Com foco no aprimoramento do arcabouço legal das relações cibernéticas, indicando providências que visem a coibir atentados contra a vida e a dignidade da população, bem como a respeitar a Democracia e as suas instituições”, complementa Delmasso.
Confira, abaixo, a lista de assinaturas que apoiam o requerimento: