O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, antes da sessão da CPI da Covid, afirmou que foi citado centenas de vezes e que esclarecerá o mal entendido que ocorreu. Ele citou que senadores perguntaram “se todos os depoentes tinham um relacionamento comigo e se sabiam alguma coisa e todos negaram a situação”.
Segundo o deputado Luis Miranda (DEM-DF), o presidente Jair Bolsonaro citou Ricardo Barros ao ouvir denúncias de irregularidades na negociação do ministério da Saúde para comprar doses da vacina Covaxin.
Nas palavras de Barros, o irmão de Luis Miranda disse que não estava na sala “quando o meu nome foi citado na conversa com o Bolsonaro”.
“Isso será esclarecido hoje. Criou-se essa narrativa. É importante para a CPI ter alguma coisa nova para se pegar. Hoje vamos encerrar esse grande mal entendido. E vamos explicar todos as demais questões que os sernadores queiram perguntar. A verdade nos libertará. É isso que vamos fazer aqui hoje.”
Conforme o parlamentar, o presidente Jair Bolsonaro nunca afirmou que líder estaria envolvido no caso Covaxin. O qual não fora afastado da função. “Todas as narrativas do Luis Miranda, ele repete a mesma coisa. Eles mostraram a minha foto ao presidente no caso Global e o presidente perguntou se eu estava envolvido no caso Covaxin. Todas as narrativas do Luis Miranda, inclusive no depoimento à Polícia Federal”, acentuou Barros.
O parlamentar enfatiza que “não houve a afirmação do presidente se é que ele falou meu nome”.
“Eu sou um terceiro citado em conversa de outros onde uma parte não confirma a conversa. Então é apenas uma versão que Luis Miranda colocarr e eu tenho que admitir aqui. Ele sempre colocou corretamente, dizendo que o presidente perguntou sobre a minha participação”, pontuou Barros.
Na visão de Barros, o presidente não pode desmentir o que ele nunca disse. “Aliás, hoje ele deu uma entrevista muito boa, eu agradeço ao presidente. Nunca tratei com ele sobre esse tema porque eu acho que ele está correto em não responder ao parlamentar Luis Miranda, que quebrou a sua confiança. Eu também espero, até hoje, o momento de poder fazer a minha explicação”, complementou o depoente.
Além disso, de acordo com o deputado federal, todos os elementos serão esclarecidos na apresentação “para que nós encerremos por todas as vezes esse mal entendido que se criou em torno de uma eventual participação minha”. Também ressaltou que pretende esclarecer o mais rápido possível todos os brasileiros.