Corpo do ex-governador Joaquim Roriz é velado no Memorial JK, em Brasília

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

O corpo do ex-governador e ex-senador do Distrito Federal Joaquim Roriz chegou ao Memorial JK, em Brasília, por volta das 14h desta quinta-feira (27), para ser velado no local. Roriz morreu às 7h50, após um choque séptico decorrente de complicações de infecção pulmonar.

O acesso ao memorial ficou fechado até as 15h30, para uma cerimônia apenas para parentes, amigos e aliados políticos mais próximos. Depois disso, o espaço foi liberado à população.
Corpo de Joaquim Roriz é velado no Memorial JK, em Brasília — Foto: Maíra Souza/G1

Corpo de Joaquim Roriz é velado no Memorial JK, em Brasília.

Cerca de 150 pessoas estavam no local por volta das 15h30, segundo a Polícia Militar do DF. A família Roriz afirmou que a cerimônia continuará aberta durante a madrugada.

Desde o começo da tarde, antes de o corpo chegar, eleitores se posicionavam do lado de fora do prédio. Por volta das 14h50, uma mulher desmaiou enquanto aguardava o início da cerimônia. Ela foi atendida pelo Corpo de Bombeiros.

Bombeiros atendem mulher que desmaiou enquanto aguardava início do velório de Joaquim Roriz — Foto: Letícia Carvalho/g1

Bombeiros atendem mulher que desmaiou enquanto aguardava início do velório de Joaquim Roriz.

O ex-governador e ex-senador Paulo Octávio (PP) foi o primeiro político a chegar para a cerimônia. Segundo o empresário, o momento é de reflexão para a política atual.

“O legado que ele deixa é de inspiração aos políticos brasilienses, no sentido da conciliação, do diálogo e da preocupação dos mais necessitados”, afirmou.

A ex-governadora Maria de Lourdes Abadia (PSB) – vice de Roriz de 2003 a 2006 – disse que Brasília “perdeu um gigante”: “Roriz antecipou o futuro, o legado que ele deixa é o amor incondicional pelos pobres. Brasília e o meu coração estão de luto”.

Entrada do Memorial JK, em Brasília, coberta por coroas de flores — Foto: Maíra Souza/G1

Entrada do Memorial JK, em Brasília, coberta por coroas de flores.

O memorial, que guarda o corpo do ex-presidente Juscelino Kubitschek, foi escolhido pela viúva, Weslian Roriz.

Joaquim Roriz tinha 82 anos e estava internado em um hospital particular do Lago Sul desde 24 de agosto, quando sofreu com um quadro de pneumonia e febre.

Enterro

O corpo de Joaquim Roriz será sepultado nesta sexta-feira (28), às 11h, no cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul da capital federal.

Antes, haverá uma missa, prevista para as 9h. Após a cerimônia, o corpo será levado em um cortejo – feito pelo Corpo de Bombeiros do DF e batedores – do Memorial JK até o cemitério.

Mais lidas

Maio Laranja: GDF combate exploração infan...
Webinar gratuito orienta como ser uma Empr...
Senac-DF: Curso de florista atende demanda...
...