O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), estima que a reabertura do comércio no Distrito Federal ocorra dia 3 de maio. Para tanto, o Executivo local já se prepara para nova fase em meio ao combate ao novo coronavírus.
Vale lembrar que a estratégia passará por avaliação em conjunto e da mesma forma a decisão será tomada. Será, por exemplo, que acompanharão a curva de crescimento do novo coronavírus no DF. Ibaneis prevê que a capital deve atingir o ápice de casos de infecção em breve.
O chefe do Executivo local afirma não hesitar em fechar novamente os comércios caso haja necessidade após a reabertura. “Se houver crescimento fora da curva ou registro de casos entre consumidores e trabalhadores, vamos fechar de novo”, assegurou.
“A abertura ou não do comércio não depende de mim. Depende dos empresários que precisam entender a importância de evitar contaminação nos estabelecimentos.”
Ibaneis manifestou que encara é preciso considerar um passo importante para retomar à “vida normal”. Trata-se da aplicação de testes em pelo menos cerca de 10% da população. Para ele, desta forma, a Secretaria de Saúde teria o controle dos casos de infecção pela Covid-19.