COP 30 em Belém: 150 delegações confirmadas

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Celso Sabino, titular do Turismo, durante o Bom Dia, Ministro. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Ministro do Turismo destaca preparativos e espera alta participação internacional na conferência climática de 2025

 

 

Brasília — O Ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou que o Brasil está se preparando para receber uma das edições mais prestigiadas da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, prevista para acontecer em Belém, Pará, em 2025. Durante sua participação no programa “Bom Dia, Ministro”, Sabino revelou que são esperadas 150 delegações internacionais para o evento.

“Este movimento global contra as mudanças climáticas tem ganhado cada vez mais importância, aumentando a participação nas COPs e se tornando vital para o planeta. A edição da COP no Brasil concentrará o maior número de autoridades de alto escalão em um único evento”, afirmou Sabino, destacando a relevância do evento para o país.

Preparativos em andamento

O ministro assegurou que todos os ministérios estão mobilizados para garantir que Belém tenha a infraestrutura necessária para acolher todos os participantes. Estão em andamento projetos de melhorias na infraestrutura viária, saneamento básico, e hospitalidade. “O presidente Lula criou uma secretaria extraordinária ligada à Casa Civil, e o secretário está em Belém, focado tanto em infraestrutura quanto no apoio a micro e pequenos empresários, com o objetivo de expandir a rede hoteleira e aumentar a capacidade de leitos”, explicou Sabino.

Desafios e oportunidades

Para atingir o sucesso desejado, Sabino elencou dois principais desafios: contribuir significativamente com projetos e soluções que combatam as mudanças climáticas e garantir um acolhimento caloroso e confortável aos visitantes, transformando-os em promotores do turismo brasileiro em seus países de origem.

Para apoiar a preparação da COP 30, estão sendo disponibilizados financiamentos para diversos setores relacionados ao turismo, como hospedagem, agências de turismo, transportadoras, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos, restaurantes, cafeterias e bares. Além disso, iniciativas de qualificação profissional estão em andamento, incluindo treinamento de motoristas de aplicativos e ensino de línguas estrangeiras para trabalhadores de atendimento ao cliente em hotéis, bares e restaurantes.

Foco no Rio Grande do Sul

O ministro também abordou as ações de recuperação do turismo no Rio Grande do Sul, destacando a campanha “Não Cancele, Reagende”, incentivando turistas a reagendarem suas viagens em vez de cancelá-las.

“Estamos promovendo a arrecadação de fundos para reconstruir a infraestrutura pública do Rio Grande do Sul, utilizando eventos em todo o Brasil durante as festas juninas para exibir vídeos promocionais dos atrativos do estado e um QR Code para doações”, disse Sabino.

Sabino expressou otimismo quanto à recuperação da malha aérea no estado, com planos para três novos aeroportos, além da ampliação dos aeroportos de Canela e Caxias, e o potencial desenvolvimento de um novo aeroporto em Vila Oliva, próximo a Gramado. “Estamos certos de que o Aeroporto Salgado Filho voltará a operar com força total antes do previsto”, concluiu.

 

Com informações do Ministério do Turismo

Mais lidas

Todos iguais na morte
EM NOME DA MEMÓRIA, NÃO DEVEMOS ESQUECER U...
Ibaneis: “Francisco, farol de amor e justiça”
...