Exame de contraprova de uma adolescente de São Paulo, que já havia testado positivo para o Covid-19, confirmou a presença do novo coronavírus.
No entanto, o Ministério da Saúde informou que ela “não preenche a definição do caso” por conta da doença estar assintomática. Ou seja, não apresenta quadro clínico da doença. Adolescente de São Paulo é monitorada, está em quarentena e seria o quarto caso no Brasil.
“Segundo critérios técnicos, embora tenha confirmado a presença do vírus, um portador assintomático não cumpre a definição de caso, o que incluiria febre associado a mais um sintoma respiratório”, alega o Ministério em nota.
A menina de 13 anos retornou da Itália no domingo (1º). Outros testes estão sendo realizados para mostrar a situação da carga viral e potencial de transmissão da doença na jovem. Embora a notificação não cumpra as definições para vigilância em Saúde, a adolescente e seus contatos serão monitorados.
Inicialmente a adolescente foi atendida no Hospital Beneficência Portuguesa na terça-feira (3). Após os exames do laboratório Fleury confirmarem o novo coronavírus, a contraprova foi realizada no Instituto Adolfo Lutz.
O quarto caso comprovado não muda estratégia do Ministério da Saúde. Não deve haver pânico e corrida às compras de máscara.