Conplan aprova novo bairro Setor Jóquei Clube em Vicente Pires

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Após a aprovação no Conplan, a Terracap deverá apresentar o projeto urbanístico à Seduh para análise técnica | Foto: Terracap

Novo Setor Jóquei Clube oferecerá 17,3 mil apartamentos e infraestrutura completa para 51,9 mil moradores

 

O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) aprovou na quinta-feira, 10 de outubro, a criação do novo bairro Setor Jóquei Clube (SJC), na Região Administrativa de Vicente Pires. A previsão é que até 51,9 mil moradores ocupem os 17,3 mil apartamentos a serem construídos na área, conforme estimativas da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), responsável pelo projeto de parcelamento do solo.

O Setor Jóquei Clube terá uma área total de 2.277.233,172 m², situado entre a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) e a Via Estrutural. O parcelamento visa oferecer novas áreas habitacionais, com a criação de 261 lotes para moradia, comércio, serviços, indústria e uso institucional, além de dois parques urbanos e espaços para áreas verdes, escolas e uma nova subestação de energia. “Esta é a aprovação de um verdadeiro bairro planejado, seguindo todas as diretrizes estabelecidas em lei, com a previsão de toda a infraestrutura necessária e agregando diversos usos no mesmo projeto. É o melhor caminho para ordenar o território, oferecendo lotes regulares e moradias de qualidade para a população de diversas faixas de renda, respeitando as questões ambientais”, declarou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Vaz.

O projeto prevê lotes de uso misto, com prédios residenciais nos andares superiores e áreas comerciais e de serviços nos andares inferiores, promovendo atividades econômicas tanto locais quanto regionais. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) sugeriu que as edificações na região tenham uma variedade de alturas, mantendo a altura máxima fixada em 21 metros (seis andares).

O presidente da Terracap, Izidio Santos, ressaltou a importância de oferecer lotes regulares para garantir o ordenamento urbano: “Um projeto urbanístico aprovado e com o licenciamento ambiental é o que a Terracap oferece à cidade, com este belo projeto”.

A conselheira do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF), Ivelise Longhi, elogiou a iniciativa: “Esse projeto complementa uma política habitacional, oferecendo áreas disponíveis para diversas faixas de renda”.

O secretário do Meio Ambiente, Gutemberg Gomes, expressou satisfação com o planejamento do desenvolvimento urbano: “Estamos planejando o desenvolvimento em uma área pressionada, próxima a uma ocupação desordenada e a obras em Vicente Pires. Planejar no Conplan, que é a obrigação institucional desse conselho, me deixa tranquilo, porque, de fato, o meio ambiente agradece”.

A votação no Conplan resultou em 30 votos favoráveis ao projeto, três contrários e uma ausência. Após a aprovação, a Terracap apresentará o projeto urbanístico à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) para análise técnica, antes de ser submetido à aprovação por decreto governamental.

A área já era considerada urbana desde o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot) de 2009. Um termo de cooperação técnica assinado em 2021 entre o GDF e a Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF) viabilizou o projeto urbanístico da região, com o GDF responsável pelo licenciamento e infraestrutura necessários.

“Hoje é um grande dia para nós, trazendo ao Distrito Federal mais uma área de desenvolvimento sustentável que beneficiará a população”, afirmou a conselheira da Ademi-DF, Ana Paula Fonseca. “Somente com a oferta de áreas planejadas de forma sustentável conseguiremos coibir novas ocupações irregulares, que causam tantos danos ao meio ambiente”, destacou.

Com informações da Terracap

Mais lidas

Capacita, hidrata e brilha: Vem Pro Senac ...
Brasília celebra 65 anos com shows, atraçõ...
Hugo Calderano é campeão mundial em campan...
...