Congresso mantém veto à propaganda política gratuita

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Presidente usou argumento de que ela criava renúncia de receitas para o poder público sem apontar uma redução equivalente de despesa.

O Congresso Nacional manteve nesta terça-feira (3) veto do presidente da República, Jair Bolsonaro, à retomada das propagandas partidárias gratuitas na televisão e no rádio.

O veto foi derrubado pelos deputados, na primeira votação, mas se sustentou ao ser analisado pelos senadores. Foram 39 votos a favor da derrubada, dois a menos do que o necessário.

A medida fazia parte da reforma eleitoral aprovada pelo Congresso em setembro (Lei 13.877, de 2019), mas foi vetada pelo presidente com o argumento de que ela criava renúncia de receitas para o poder público sem apontar uma redução equivalente de despesa.

Os comerciais, exibidos em anos não eleitorais e no primeiro semestre anterior à eleição, são pagos às emissoras com dinheiro público, por meio de redução em impostos. Se o veto fosse derrubado, o Ministério da Economia estima um impacto de R$ 400 milhões no Orçamento de 2020 com as renúncias fiscais.

Mais lidas

Ministro Lupi fala sobre fraude no INSS em...
Galvão surta com camisa vermelha da Seleçã...
Mais 71 mulheres em situação de violência ...
...