Joe Biden é o novo presidente dos Estados Unidos da América. Trump anuncia que transição será pacífica no dia 20 de janeiro.
O Congresso dos EUA ratificou, na madrugada desta quinta-feira, 7, a vitória do democrata nas eleições presidenciais ocorridas em novembro contra Donald Trump. A sessão foi retomada horas depois da invasão ao Capitólio por parte de apoiadores do atual presidente.
O atual vice-presidente, Mike Pence confirmou a contagem dos votos no Colégio Eleitoral, que aconteceu no último dia 14 de dezembro.
Em comunicado, o presidente Donald Trump afirmou que “discorda totalmente” do resultado das eleições, mas que vai fazer uma “transição ordeira” até o dia 20 de janeiro — data da posse de Biden.
O vice-presidente Mike Pence, que também é líder no Senado, derrotado junto a Trump, criticou a manifestação que deixou quatro mortos na quarta-feira, 6, e celebrou a retomada da sessão.
Em suas palavras, Pence afirmou que quem “causou estragos” ao Capitólio não ganhou.
“A violência nunca vence. A liberdade vence. Ao nos reunirmos novamente nesta Câmara, o mundo testemunhará novamente a resiliência e a força de nossa democracia. E esta ainda é a casa do povo”, completou.
Na quarta-feira, a sede do poder legislativo norte-americano foi invadida por centenas de apoiadores do atual presidente Donald Trump que não reconhecem a vitória do democrata Joe Biden no pleito — classificando-a como fraudulenta. De acordo com a imprensa local, pelo menos quatro pessoas morreram e 52 foram presas por “incidentes violentos”.
As vítimas fatais foram duas mulheres e dois homens. O balanço foi divulgado pelo responsável do Departamento de Polícia Metropolitana de Washington, Robert J. Contee. Foram encontradas duas bombas.