Confira como será vacinação infantil e o decreto que suspende shows e festas no DF

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Objetivo da determinação por decreto é evitar o lockdown por conta da expansão da variante Ômicron

O governador em Exercício do Distrito Federal, o vice-governador Paco Britto (Avante), concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira (12) para explicar as ações do GDF para conter a difusão da variante da Covid-19, chamada Ômicron. Também foi divulgado o teor de decreto assinado por Paco Britto, de validade imediata, que promove a suspensão de shows e eventos, nos quais sejam cobrados ingressos ainda que o valor seja revertido em em consumação.

Além disso, mostrar a preocupação, diuturnamente, do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), bem como as medidas a serem tomadas quanto ao processo de vacinação de crianças de 11 anos, que se iniciará domingo (16).

Segundo Paco, o governador tem conversado incessantemente com o secretário de Saúde, Manoel Pafiadache, além do secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, além do próprio vice-governador Paco. Todos presentes à coletiva ocorrida no Salão Branco do Palácio do Buriti, com a participação do secretário de Comunicação do DF, Weligton Morais. As vacinas da Pfizer chegarão na sexta-feira (14). A imunização abrangerá crianças de 11 anos e das pessoas com comorbidades e síndrome de Down.

“Os imunizantes que chegarão não serão suficientes nem para o primeiro dia. Serão em torno de 16,3 mil doses. Esperamos que no próximo domingo já terminem essas vacina.”

Ele informou que a situação dos hospitais do DF é de que em torno de 90% dos infectados não tomaram as vacinas ou não concluíram seus ciclos vacinais.

“Eu meu nome, em nome do governador Ibaneis Rocha, fazemos um apelo à população a todos os órgãos de imprensa, nos ajude a divulgar, nos ajude para que essas pessoas sejam imunizadas. Vacina boa é vacina no braço. E assim teremos a tranquilidade de termos uma população ativa, trabalhando com tudo aberto”, solicitou o governador em exercício do DF.

Paco também ressaltou que não é intenção do GDF e se trata de uma determinação expressa de Ibaneis Rocha de não fazer lockdown igual se vê pessoas postando em redes sociais. “As medidas que serão tomadas são, justamente, para não termos lockdown”, frisou Paco.

Ele ressaltou que todas as medidas definidas foram conversadas com a sociedade organizada com entidades como Fecomércio, sindicatos, não foi uma decisão arbitrária foi uma decisão conversada para que nós possamos ter a tranquilidade para que todos nós possamos estar seguros”.

O governador em Exercício lembrou que essa se trata da primeira etapa da vacinação. Haverá uma reunião na próxima semana com mais doses disponibilizadas para levar às regionais de ensino onde estão as crianças. “O governo irá ao encontro das pessoas que necessitam de vacinação num trabalho com a Secretaria de Saúde, Casa Civil nas regionais de ensino”, acrescentou.

Decreto 

Coube ao secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, explicar sobre o novo ordenamento para a realização de shows, eventos que tenham cobrança de ingresso por parte dos organizadores para os consumidores. “O decreto vai ser publicado hoje ainda num Diário Extra.

“Altera o Decreto nº 47 230 que é o que está em vigor hoje, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento de medidas da Saúde Pública de importância nacional decorrente da Covid. A alteração nesse primeiro momento, são medidas que precisam ser tomadas para evitar uma ação mais dura. É importante que a população tenha consciência e que faça a sua parte para que a gente possa diminuir o índice de transmissão (2,06) e poder voltar com mais rapidez à normalidade”, disse Rocha.

Segundo o decreto assinado pelo governador em Exercício, Paco Britto, fica suspensa a realização de eventos, shows, festivais e afins. Também se enquadram os eventos realizados em casas, estabelecimentos de festas, que promovam a venda de ingresso ou cobrança de qualquer valor a título de contribuição dos convidados, ainda que o valor seja revertido em consumação.  O decreto começará a valer a partir desta quinta-feira (13).

“É importante a divulgação disso, até porque há eventos marcados para o próximo fim de semana. Este decreto passa a vigorar a partir da sua publicação, que se dará hoje”, alertou o secretário da Casa Civil.

O secretário da Saúde, general Pafiadache, afirmou que há um acréscimo de casos da Ômicron, nesta semana, que não se traduzem em necessidades de leitos. A aceleração ocorreu também no caso da H3N2, Influenza e a Dengue.

 

“Houve uma pressão na nossa atenção primária e nas portas de urgência e emergência, principalmente das nossas Unidades Básicas de Saúde, nas Unidades de Pronto Atendimento e alguns hospitais de alta complexidade”, explicou. Ele acrescentou que não impactou no número de internações e óbitos.

Não houve um reflexo em relação ao aumento de carga que foi registrado de casos de óbitos. “87% a 90% dos nossos internados são de não vacinados ou com o ciclo de vacinação incompleto”, reforçou Pafiadache.

O grande escudo contra o vírus é a cobertura vacinal alcançada pelo GDF. Assim, a situação é favorável para prosseguir na campanha de imunização e buscar quem ainda não foi vacinado, segundo Pafiadache. Ele citou uma superintendência de Saúde que conseguiu apenas em um dia 500 vacinações, realizando um serviço de busca ativa com uma van.  Fora das unidades de saúde da Secretaria da Saúde.

Pafiadache antecipou que nesta quinta-feira (13) ocorrerá mais uma entrevista coletiva que servirá para complementar informações que não estão disponíveis sobre a imunização de crianças de cinco a 11 anos.

secretário-adjunto de Atenção à Saúde, Fernando Erick, informou que o momento é de intensificação dos trabalhos nas portas de emergências, com o desafio de não gerar desassistência.

Além disso, acima de tudo, não gere prejuízos aos serviços essenciais da secretaria. É realizado um acompanhamento dentro do Comitê de Mobilização de Leitos a abertura de novos leitos de acordo com a demanda.

“A pressão é maior ainda das síndromes respiratórias agudas graves no Covid-19”, disse, ele acrescentando que a partir do final do mês de janeiro há a possibilidade de panorama estar diferente do hoje. “Tudo o que viveremos será rápido em um curto espaço de tempo.

Os contratos de oxigenoterapia possibilita o atendimento domiciliar, gerando leitos dentro do hospital. Isso propiciará margem de segurança para dar uma resposta mais rápida de pronta entrega no atendimento. O objetivo é frear a expansão da Ômicron, juntamente com os casos de gripe, arboviroses, tirar o positivo de circulação, diminuindo a sobrecarga de 90% desses pacientes de síndromes gripais de duração leve de três a cinco dias no adulto e nas crianças podendo chegar até 14 dias. Sem levar pessoas a serem internadas.

A Dra. Paula, que está no comando da vacinação das crianças, com sua equipe técnica, mostrou como será a vacinação das crianças entre 5 e 11 anos. Depois do recebimento das doses de vacinas Pfizer, a ação está agendada para domingo (16).

A faixa de crianças de 11 anos, somam em torno de 40 mil crianças no DF, segundo dados da Codeplan. Começa com crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente, ou com comorbidade; crianças sob tutela do Estado e crianças sem comorbidade de 11 anos.

A oferta da imunização se dará em onze pontos com horário de funcionamento das 8h às 17h. As doses à disposição serão em torno de 10 mil doses para os 11 pontos de vacinação.

Haverá a vacinação itinerante para as crianças impossibilitadas de ir até um ponto de vacinação. Esse público específico terá em torno de 6 mil doses.

Pontos de imunização

Estarão disponíveis dois pontos de vacinação na Região Norte, Sobradinho e Planaltina; na Região Sul, um ponto em Santa Maria, outro ponto na Região Leste, no Paranoá e na Região Oeste dois pontos de vacinação em Ceilândia e Brazlândia; na Região Central, um no Plano Piloto e outro no Cruzeiro; na Região Centro-Sul, no Guará; na Região Sudoeste, um em Taguatinga e outro em Samambaia.

Mais lidas

Governo, CLDF e Povo: A tríplice que derru...
Rally das galáxias? Não, é o Sertões em Goiás
Circuito Sesc + Corridas encerra inscriçõe...
...