Tem mais novidades no aplicativo, tais como possibilidade de mudança de horário em operações noturnas
O Pix, meio de pagamento instantâneo, tem facilitado a vida de milhões de brasileiros desde o seu lançamento. O sistema criado pelo Banco Central permite a seus usuários realizar transações financeiras (transferências e pagamentos) em poucos segundos e de forma gratuita, já que não há a cobrança de taxas.
Mas, apesar das facilidades oferecidas, milhares de seus usuários têm perdido dinheiro por estarem sendo vítimas de fraude e falha operacional. Para evitar que esses usuários continuem a perder dinheiro, o Banco Central anunciou recentemente novas medidas de segurança.
Uma delas é o Mecanismo Especial de Devolução para o Pix, que acelera a recuperação do dinheiro perdido em transações fraudulentas e também em falhas operacionais das instituições financeiras.
Essa nova funcionalidade prevê que a solicitação da devolução do valor transferido possa ser iniciada pela instituição financeira de quem recebeu o recurso. Antes, somente os usuários poderiam devolver valores recebidos por meio do Pix, total ou parcialmente.
A instituição tem o prazo de até 90 dias para solicitar o estorno. Ela deve notificar quem recebeu a transferência e vai ter o dinheiro debitado da conta sobre a operação realizada. As informações devem constar no extrato das movimentações.
Bloqueio
Outra medida de segurança recente adotada pelo Banco Central para os casos de fraude e falha operacional é o bloqueio cautelar. Com essa nova medida, a instituição financeira pode reter por até 72h uma operação suspeita no Pix para análise. O usuário deve ser notificado do bloqueio.
Desde 4 de outubro, passou a valer o limite de R$ 1 mil para transferências e pagamentos realizados por pessoas físicas das 20h às 6h. Mas até então, a pedido do usuário, o período noturno poderia ser iniciado de 20h a 23h59.
Esse limite só pode ser alterado a pedido do cliente nos canais de atendimento eletrônico, sendo necessário o prazo de 24h para a instituição financeira efetivar o aumento.
Segundo o BC, a mudança foi feita em razão da “dificuldade de implementação, uma vez que um usuário poderia escolher por exemplo 21h05, outro 22h17 etc”
As instituições participantes do PIX têm até 29 de julho de 2022 para disponibilizarem aos clientes essa opção de customização por meio dos aplicativos.
A limitação de transferências e pagamentos foi uma das medidas anunciadas pelo Banco Central para tornar o PIX mais seguro e reduzir a vulnerabilidade dos sistemas às ações de criminosos, em meio ao crescimento do número de golpes e fraudes.
Valor do limite
O valor do limite noturno ainda poderá ser alterado a pedido do cliente, através dos canais de atendimento eletrônicos. Porém, a instituição financeira deve estabelecer prazo mínimo de 24 horas para a efetivação do aumento.
Segundo o Banco Central, os bancos devem oferecer aos seus clientes a opção de cadastrar previamente contas que poderão receber transferências acima dos limites estabelecidos.