Confira 7 imperdíveis de como melhorar a experiência do cliente

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Foto: Divulgação

 

 

Procurando dicas para melhorar a experiência do seu cliente? Saiba que ela é um fator determinante para que você possa aumentar a sua clientela de maneira eficaz. Necessidade esta que deve estar, obrigatoriamente, inserida dentro de qualquer empresa.

 

Com a facilidade da internet, os consumidores tornaram- se muito mais difíceis de fidelizar, visto que estes se tornaram, nos últimos anos, mais exigentes em relação aos produtos que eles desejam adquirir.

 

Para ajudar os empreendedores que desejam abrir um negócio ou que já que tem um aberto há anos, trouxemos dicas durante todo o conteúdo. Aproveite e boa leitura!

 

Ela é um fator crítico para a sua empresa

Todos queremos ser bem atendidos quando procuramos um produto ou serviço em questão. Independente do local que formos, apenas teremos a vontade de retornar se recebermos um atendimento que nos faça sentir que fomos valorizados.

 

Um bom atendimento é um dos fatores que mais fazem as pessoas engajarem em empresas, fazendo com que estas se tornem formais clientes, cujo defenderão e divulgarão a sua marca.

 

A tecnologia se tornou uma grande aliada neste quesito, e propiciou que diversas corporações se tornassem mais próximas das pessoas. Contrapartida, o público tratou de se tornar cada vez mais exigente, fator este que apenas se torna maior conforme os dias avançam.

 

Portanto, se você deseja fazer com que as pessoas se sintam e façam, efetivamente, parte do seu negócio, é necessário fazê-las sentir que estas possuem grande valor dentro da sua corporação.

 

E quando falamos sobre sentir, isto não se resume a um brinde ou a algum desconto. O que torna as pessoas fiéis a uma empresa é a experiência que esta proporciona a elas, a ponto de fazerem se sentirem únicas.

 

Existem algumas formas para que este processo se torne mais fácil. Assim, será possível adquirir uma maior cartela de interessados que realmente almejam sentir a sensação que somente você pode oferecer. Estas são:

 

Invista no atendimento ao cliente

 

O atendimento ao cliente é a parte mais importante para que se possa efetivar o engajamento e conquistar a fidelidade de qualquer um que venha a adquirir o seu produto.

 

Quando falamos em investir nesta parte tão importante da sua empresa, é necessário entender que para tornar este setor ainda mais efetivo, você necessitará aplicar uma parte do seu recurso financeiro em treinamento.

 

Torne seus funcionários cientes sobre o seu produto de maneira que estes possam auxiliar ou fornecer informações sobre o mesmo, permitindo que a experiência do cliente já seja oferecida desde o início.

 

Um funcionário que não entende do seu produto em nada agrega no processo de fidelização. Tome como exemplo um restaurante que não ensinou a seus garçons o que os pratos são feitos, impedindo assim que este lhe faça uma recomendação.

 

Seja único. Torne-o único

 

A experiência do cliente em relação ao seu produto deve ser única. Ele precisa sentir algo em seu produto que só poderá encontrar novamente dentro do que você oferece e em mais lugar algum.

 

De nada adianta adquirir algo que qualquer um pode te dar, ou que todas as pessoas possam ter. Sentir-se exclusivo é o que todos queremos ao adquirir qualquer coisa do mercado comercial

 

Tornar a experiência do consumidor em um fator que este sinta que está sendo tratado como se fosse um serviço exclusivo a ele fará com que este venha a se tornar um potencial cliente.

 

Redes sociais são aliadas

 

A internet propicia um maior contato com o público final e permite que a sua empresa possa receber os feedbacks necessários do mesmo, lhe dando a oportunidade de se atualizar e melhorar.

 

A maior parte dos consumidores do dia de hoje passa um bom pedaço de suas horas dentro da internet, navegando por esta através das redes sociais. Estas permitem que eles estejam em comunicação uns com os outros, compartilhando informações entre eles.

 

Estar em um local onde todo o seu público-alvo se encontra é mais do que necessário para tornar as suas vendas ainda mais altas. Além disso, muitas pessoas fazem compras ou se interessam por produtos que elas acabam achando dentro da própria rede.

 

Mapeamento de canal de comunicação

 

Toda empresa deve entender quais são seus meios de comunicação com o cliente final. Isto permite aplicar estratégias para que seja possível atender as necessidades do cliente em quaisquer que sejam.

 

Alguns livros de empreendedorismo dizem que não basta mais ter somente o Serviço de Atendimento ao Cliente por meio telefônico, já é uma necessidade entender quais pontos podem ser otimizados dentro dos seus canais de comunicação com o público final.

 

Seja por ligações, redes sociais, e-mails, ou qualquer outro meio de atender a pessoa que solicitou o serviço ou que a sua empresa entrou em contato, é preciso entender que estes trazem informações cruciais para a sua empresa.

 

Seja SAC ou telemarketing, é possível avaliar a necessidade e as dificuldades que o cliente encontra com relação ao seu produto ou serviço. A parte tática e estratégica irá avaliar estes dados e permitirá desenvolver novos métodos para oferecer uma melhor gama de sensações com o que estes adquiriram.

 

Saiba ouvi-los

 

O feedback é a parte mais importante para entendermos em quais partes estamos errando ao oferecer um produto ou serviço para nossos possíveis clientes. Obter opiniões diferentes lhe fará perceber qual é a visão que as pessoas têm da sua empresa e da experiência que estas sentem ao utilizar o que adquiriram.

 

Toda opinião, quando bem feita, oferece ao seu negócio a possibilidade de crescer. Existem diversos pontos a melhorar, trabalho este que deve ser feito dia após dia, com total esforço e foco.

 

Claro que todos gostamos de obter elogios sobre tudo o que fazemos. Afinal, quando nos dedicamos a algo e colocamos toda nossa vontade, é difícil absorver críticas  negativas.

 

Coloque-se no lugar do cliente, afinal, você também é um

Fora da sua empresa, você é uma pessoa comum como qualquer outra e também deve obter a experiência do cliente de outros lugares. Por este motivo, é possível saber o quão ruim é ser tratado apenas como um número a mais do faturamento.

 

Ou deveria saber. Muitos quando estão acima de uma hierarquia dentro de uma empresa acabam por esquecer que também são pessoas e acham que o cliente sequer sabe de alguma coisa.

 

Ao desenvolver qualquer processo, produto ou serviço novo dentro da sua empresa, sempre pense em como este irá impactar positivamente a vida daqueles que o utilizarem.

 

Tenha sempre o público em mente e procure soluções que se adequem às suas necessidades. De nada adianta produzir algo que se tornará uma alternativa para eles no mercado, mas que oferece uma experiência parecida ou inferior ao competidor do lado.

 

Pós-venda se trata de um serviço importante

 

O pós-venda é uma área tão importante quanto qualquer outra dentro da empresa. Apesar dos números de sua eficácia serem baixos dentro do nosso país, este é capaz de, sozinho, agregar e muito a experiência do cliente.

 

Estudos indicam que mais de 80% das pessoas que precisaram utilizar do pós-venda e conseguiram ser atendidas voltariam a fazer transações comerciais com a corporação em questão.

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