Cultura em debate: Encontro de agentes culturais no Distrito Federal
No sábado (27), aproximadamente 500 agentes e fazedores de cultura se reuniram no primeiro dia da 6ª Conferência Distrital de Cultura, promovida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. O evento ocorreu na Câmara Legislativa do DF com o objetivo de convocar os setores culturais para discutir os seis eixos do texto base do Ministério da Cultura.
Durante a conferência, os grupos foram divididos em cinco para estabelecer metodologias propostas e priorizadas nas etapas das conferências livres e macrorregionais. Dentre as demandas apresentadas pelos artistas e produtores culturais, estavam melhores condições de trabalho, reforma dos espaços culturais nas regiões administrativas do DF, criação de canais de rádio e TV públicas para diversas formas artísticas, e a implementação de filiais da escola de música nas RAs.
Participaram da sessão solene diversas autoridades, incluindo o secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Claudio Abrantes, a deputada federal Erika Kokay, a senadora Leila do Vôlei, o ex-ministro da Cultura Juca Ferreira, o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) Leandro Grass, a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Marcia Rollemberg, e o secretário executivo do Ministério da Cultura, Marcio Tavares.
Durante a solenidade de abertura, o secretário Claudio Abrantes destacou a importância da conferência para o Distrito Federal e ressaltou a necessidade de reestruturação do Teatro Nacional e do Teatro Dulcina de Moraes. Por sua vez, o secretário executivo do Ministério da Cultura, Marcio Tavares, abordou as dificuldades enfrentadas pela cultura durante a pandemia e a importância da participação do público nessas conferências.
Além das discussões, a programação incluiu a votação para os delegados dos setoriais de cultura, bem como apresentações musicais de artistas como Martinha do Coco, Japão Viela 17 e DJs.