Fé que constrói: campanha “Mãos à Obra” sorteia carros, notebook, celular, máquina de lavar, joia, entre outros
Por Simone Salles
Quem passa pelo Sudoeste, em Brasília, já pode notar os primeiros sinais concretos da realização de um antigo sonho: a construção do novo templo da Paróquia São Pio de Pietrelcina. Após mais de duas décadas funcionando em espaço improvisado, a comunidade vive agora uma fase histórica com o início das obras da nova igreja – a primeira do mundo dedicada ao santo italiano, canonizado por São João Paulo II em 2002.
Para dar continuidade ao projeto, a paróquia lançou a Campanha “Mãos à Obra”, um chamado à colaboração de todos, amigos de São Pio, do Distrito Federal e de outras regiões do Brasil e até do exterior. A mobilização convida os benfeitores a contribuírem financeiramente com a construção por meio do site oficial da campanha ou diretamente na secretaria paroquial. O apoio financeiro segue essencial para a realização do projeto
Avanço das obras
Desde maio de 2025, quando os trabalhos tiveram início, 22 operários atuam no canteiro de obras executando a base do novo complexo paroquial. Já foram perfuradas e concretadas 288 estacas com 20 metros de profundidade, formando a fundação que dará sustentação ao templo e aos edifícios anexos. Até o momento, a estrutura já demandou mais de 900 m³ de concreto, cerca de 38 toneladas de aço e mais de mil metros quadrados de madeirite.
A primeira etapa inclui a escavação e impermeabilização de reservatórios e depósitos subterrâneos, além da construção das vigas baldrames. A previsão é que essa fase seja concluída até a primeira quinzena de agosto, quando se dará início à construção dos pilares, vigas e lajes – momento em que as paredes da igreja começarão a se tornar visíveis.
A futura igreja terá sua fachada inspirada na Casa de São Pio, em San Giovanni Rotondo, na Itália. O complexo contará com templo principal, banheiros, áreas litúrgicas, centro de acolhida, secretaria paroquial, loja de artigos religiosos, cafeteria e salas multiuso. A fase posterior à dedicação da igreja incluirá ainda a construção de um auditório, salão de festas, mais salas e a casa paroquial.
Enquanto a obra definitiva não é concluída, a comunidade segue firme em tendas provisórias para celebrações e encontros pastorais. “A nossa meta é dedicar a nova igreja em 2033, por ocasião do Jubileu da Redenção, quando a Igreja celebrará os 2.000 anos da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo”, afirma o pároco, padre Fernando Sousa.
Como participar
A Campanha Mãos à Obra oferece três formas de adesão: Ouro, Prata e Bronze, cada uma com valores diferenciados e benefícios exclusivos, incluindo a participação em sorteios de prêmios. Todas as opções têm como objetivo ampliar o número de colaboradores e garantir recursos para manter o ritmo das obras. O participante escolhe uma das formas de aderir à campanha , colabora com a construção do Santuário e ainda pode garantir mais chances de concorrer a prêmios especiais, como carros ( Polo, Fiat Argos, BYD elétrico), um Iphone 16 + 1 Apple Watch, um notebook, uma máquina de lavar/secar Brastemp, um conjunto de panelas Le Creuset, um jogo de malas Samsonite, entre outros.
“Para que esse sonho se concretize dentro do prazo, será necessário o envolvimento de mais benfeitores. Não só os paroquianos, mas todos que têm devoção a São Pio são convidados a participar desta obra de fé”, reforça padre Fernando.
Os interessados podem acessar o site oficial da campanha www.campanhamaosaobra.com.br, conhecer os detalhes do projeto e escolher sua forma de contribuição.
A Paróquia São Pio de Pietrelcina foi erigida em março de 2001, quando o santo ainda era beato, e desde então vem sendo um ponto de encontro espiritual para milhares de fiéis. A nova construção é mais que uma igreja: será um santuário para acolher peregrinos de todo o país, fortalecer a fé cristã e manter vivo o legado de um dos santos mais queridos da Igreja Católica.
Com a união de esforços, a dedicação de uma comunidade engajada e o apoio de devotos de todo o Brasil, a Nova Casa de São Pio em Brasília começa a se tornar realidade.